Ecoturismo Hélio Hintze (imagem: divulgação)
(imagem: divulgação)

A Paco Editorial, especializada em publicações acadêmicas, lança livro voltado para o segmento de ecoturismo. Escrito pelo mestre em Ecologia Aplicada Hélio Hintze, a obra Ecoturismo na cultura do consumo: possibilidade de educação ambiental ou espetáculo? questiona algumas práticas atuais.

“Embora o segmento já tenha alcançado 30% de crescimento anual, tal desenvolvimento não parece ser acompanhado por uma crescente preocupação com a prática de uma educação ambiental”, alerta o autor. Ele visa resgatar objetivo inicial de promover educação ambiental por meio do setor e não apenas gerar renda às operadoras e comerciantes locais com a atividade turística.

“Apesar de ter em sua definição a utilização sustentável do patrimônio natural e cultural, incentivando a conservação e a busca da formação de uma consciência ambientalista, ainda não é isso que percebemos na atuação das operadoras de ecoturismo”, declara ele, que entrevistou três operadoras que trabalham no segmento. “Não temos nenhum destino completamente sustentável na prática, na operação e na distribuição de renda”, lamenta.

Hélio Hintze é doutorando em Ciências e Mestre em Ecologia Aplicada, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. Além de especialista em ecoturismo, é professor universitário há mais de dez anos.

Serviço
www.editorialpaco.com.br