Luiz Daniel Guijarro, Luigi Rottuno e João Bueno
(fotos: Peter Kutuchian)

A ABR (Associação Brasileira de Resorts) tem um novo presidente para o próximo biênio (2016/2017), trata-se de Luigi Rottuno, do La Torre Resort, empreendimento situado em Porto Seguro, na Bahia. Ele substitui Luiz Daniel Guijarro, que esteve a frente da entidade por dois mandatos.

Aproveitando a eleição, que ocorreu hoje (30) nas dependências do Hotel Staybridge Suites, em São Paulo, a ABR realizou uma coletiva de imprensa, seguida de almoço, onde Guijarro e Rottuno, além de João Bueno, diretor executivo da associação, apresentaram um balanço do que foi realizado até o momento e quais são os planos para o próximo mandato.

Balanço positivo
Guijarro iniciou a coletiva fazendo um resumo do balanço de suas duas gestões: “Acredito que as duas últimas gestões foram um divisor de águas na entidade pois realizamos várias ações que deram mais visibilidade à ABR e trouxeram mais resultados para a entidade”, explicou o ex-presidente.

As ações realizadas englobaram desde a troca do nome da entidade, que antes era somente chamada de Resorts Brasil, até a modernização da governança da ABR, o que deixou o corpo diretivo com mais autonomia. “Com o novo posicionamento, o mercado pode entender com mais rapidez quem somos e a nova governança descentralizou as decisões, fazendo com que as ações fossem mais ágeis e objetivas”, explicou Guijarro.

Outras implementações incluíram uma nova identificação visual; um investimento mais significativo nas redes sociais; maior presença institucional; uma nova forma na participação de feiras e eventos; a qualificação de agentes de viagens; a consolidação de dados estatísticos; a aquisição de uma sede própria; e a busca constante por novos associados.

“Destacamos em todas essas ações os workshops organizados pela ABR para os agentes de viagens e a premiação que criamos para incentivar o incremento das vendas. Além disso a parceria com o Senac para a consolidação das estatísticas trouxe uma nova forma de apresentarmos com maior solidez os dados dos associados para o mercado”, disse Guijarro.

Luigi Rotunno

Ações para o ano 2016
Rottuno iniciou sua fala dizendo sobre a continuidade das ações para o primeiro ano de seu mandato. “Vamos continuar na realização de todas as ações que foram implementadas até o momento e concentrar também no levantamento de quantos resorts existem no País e buscar a associação do maior número possível”, declarou o novo presidente.

Ele falou também do principal desafio: “nosso maior desafio será o de fazer os ajustes nas tarifas para podermos compensar a inflação. Os diretores financeiros vão ter que buscar as soluções para equilibrar a questão dos custos e das receitas”, ponderou Rottuno.

Indagado sobre as perspectivas para 2016, Guijarro tomou a palavra e disse que até março a ocupação está boa e há existem resorts realizando vendas para o mês de abril. “Todos sabem que com a alta do dólar, o mercado de lazer foi beneficiado, por isso as perspectivas são boas”, respondeu.

Para Rottuno, o brasileiro não vai deixar de viajar e o turista está mais maduro, sabendo optar e planejar. “O turista brasileiro não vai deixar de viajar e irá optar pelas viagens que se adequem ao orçamento da família. Se as tarifas das passagens aéreas fossem mais atrativas, não teríamos do que reclamar”, salientou.

Representantes dos resorts associados à ABR durante evento nesta segunda-feira (30) em São Paulo

Nova Diretoria
Confira abaixo como ficou a nova diretoria da ABR para 2016/2017:

Diretor Financeiro: João Carlos Pollak (Sofitel Jequitimar);
Diretora de Comunicação, MarKeting & Mídia: Carolina Abud (Grand Palladium Imbassaí);
Diretor de Inteligência de Negócios: Wellington Estruquel (Rede Mabu);
Diretor de Relações Institucionais: Munir José Calaça (Rio Quente);
Diretor de Desenvolvimento: Rafael Pires (Costão do Santinho);
Diretor de Feiras & Eventos: Orlando Giglio (Iberostar);
Diretor Suplente: João Francisco Rodrigues (Malai Manso)
Diretor Executivo: João Bueno

Serviço
resortsbrasil.com.br