Mabu Thermas (foto: arquivo HN/Dênis Matos)
Mabu Thermas, em Foz do Iguaçu, é um dos hotéis contemplados pela ação
(foto: arquivo HN/Dênis Matos)

A Mabu Hotéis & Resorts, visando a sustentabilidade de suas unidades, aderiu ao Programa de Eficiência Energética da Copel (Companhia Paranaense de Energia). A iniciativa abrange os hotéis próprios da rede, representados pelo Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu, e pelos hotéis de Curitiba, Mabu Curitiba Business e Mabu Curitiba Convention.

Com a adesão, os empreendimentos da Mabu tiveram suas lâmapdas comuns trocadas por lâmpadas de LED e seus equipamentos de refrigeração substituídos, para garantir um consumo menor de energia. Edson Itiro Tsuzaki, engenheiro da rede, explica que foi feito um levantamento técnico de todos os materiais e equipamentos consumidores de energia elétrica, por meio de medições em cada setor.

“Realizamos um estudo no mercado nacional de materiais e produtos certificados, com eficiência energética comprovada, para estudo de viabilidade”, diz Tsuzaki. Para chegar a um resultado satisfatório, foi contratada uma empresa de consultoria, especializada em eficiência energética, para o estudo da viabilidade técnico-econômica do projeto.

As lâmapadas, segundo o engenheiro, geram uma economia de até 80% de energia quando comparadas às lâmpadas comuns. Já o novo sistema de refrigeração representa uma redução de 20% no consumo de energia anual. “Essa alteração foi realizada nas áreas sociais dos hotéis e nossa proposta foi oferecer o mesmo padrão de conforto, porém, respeitando a importância da sustentabilidade”, conta Tsuzaki.

Serviço
www.hoteismabu.com.br