Tradicional visual de Machu Picchu
(foto: arquivo HN/Délia Coutinho)

Machu Picchu é um destino cobiçado por turistas de todo o mundo – a subida à cidade e as histórias e mitos que envolvem sua construção e população, além da aventura do caminho, são alguns dos atrativos da viagem. O trajeto feito pela reportagem do Hôtelier News começou em Cusco, cidade que serve como base para a visita a Machi Picchu. Dali, o roteiro segue Cordilheira dos Andes acima. 

Construída provavelmente no século XV, a cidade foi eleita como uma das novas Sete Maravilhas do Mundo em 2007. Machu Picchu significa 'A Montanha Velha'. Sabe-se que foi construída a mando do governante inca Pachacutec e que lá nunca viveram famílias. Funcionava como um santuário, um local de descanso para governantes, sacerdotes, princesas. Erguida entre montanhas e durante séculos totalmente coberta pela vegetação, a cidade foi descoberta em 1911 pelo explorador americano Hiram Bingham, que levou para os Estados Unidos as mais de cem múmias
encontradas, entre outros achados. 

Hoje, centenas de turistas do mundo inteiro percorrem as ruínas diariamente, a maioria acompanhados por guias, embora ainda seja possível acessar o parque sem o acompanhamento de um deles. Dados da Ministério da Cultura peruano dão conta de que, somente no último mês de julho, o destino recebeu quase 23 mil americanos, 19 mil peruanos e 7 mil brasileiros.

Acesso
A maneira mais confortável e acessível a todas as idades para se chegar até lá é pegar o trem de Cusco até Águas Calientes e depois o ônibus que sobe a montanha até o destino final. Nesse trajeto, vale manter os olhos bem abertos e disfrutar do visual de vale de montanhas, rios e até dos momentos de zigue-zague do trem.
 
O público amante do treking e de aventuras radicais, entretanto, deve optar por uma expedição pela trilha inca, o que significa quatro dias de caminhada tendo como prêmio uma vista com o melhor ângulo de Machu Picchu na chegada.

Serviço
www.peru.travel
www.machupicchu.gob.pe