No final de 2016, o ano que se aproximava ainda era visto com cautela por grande parte da indústria hoteleira. No entanto, quase doze meses depois, o cenário é de alívio para a maioria dos players do mercado e quase todos pela mesma razão: se não viram as metas superadas, conseguiram manter os números do ano passado sem perdas.

Para Marcelo Picka, coordenador geral dos empreendimentos Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão, ambos do Senac São Paulo, pelo momento atual das duas unidades, só existem razões para comemorar. A poucos dias do encerramento de 2017, Picka detalha, em entrevista ao Hôtelier News, alguns dos êxitos alcançados pelos hotéis, tanto em ocupação quanto em manutenção e atualização dos equipamentos.

"Para nós, o ano de 2016 foi realmente um ano bom para o lazer e para o corporativo. Mas já trabalhávamos com a possibilidade de uma certa estagnação para 2017. Por exemplo, o corporativo não seguiu o mesmo ritmo do ano anterior, com muitas empresas cortando custos para viagens e eventos. Isso foi um fenômeno que ocorreu de forma geral. Por outro lado, o público de lazer se manteve", afirma o executivo.

Segundo o coordenador, em 2017 os dois hotéis atenderam a expectativa em termos de ocupação, mesmo sem o Centro de Convenções do Grande Hotel São Pedro, fechado para renovação que deve ser concluída em fevereiro. "Não deixamos de fazer alguns eventos de outros portes, sociais e, em proporção menor, corporativos. Trabalhamos 100% o lazer nesta unidade e fechamos o ano com resultados superiores ao do ano passado. Tivemos meses mais fracos, como maio e junho, mas focamos na estratégia com ações voltadas para o lazer que garantiram o desempenho", explica.

Nas melhorias realizadas, Picka destaca a criação de um campo de futebol society na unidade de Campos do Jordão. "O society era muito solicitado pelo corporativo. Além disso, houve também a renovação da piscina. Em 2017 trabalhamos para deixar o hotel ainda mais bonito, funcional e com a excelência em serviços pela qual somos referenciados em todo o País", ressalta.

Nas projeções para 2018, a unidade de Campos do Jordão prevê um aumento de 20% no corporativo e de 5% a 10% no lazer. Já em Águas de São Pedro, a estimativa é de crescimento de 5% a 10% no lazer, com a força de vendas empenhada na divulgação e captação de eventos para o novo Centro de Convenções. "Já temos eventos confirmados e acreditamos que 40% das vendas devem ser voltadas para o corporativo devido à novidade do Centro de Convenções que volta muito mais moderno e adequado", finaliza Picka.

* Foto de capa: divulgação/Senac