Marco Borges é o novo gerente geral do Le Chateau Joá Boutique Hotel, empreendimento localizado a 100 metros da Praia da Joatinga, uma das mais belas da capital fluminense.

Borges iniciou a sua carreira aos dezoito anos em uma agência de viagens de Santos, cidade do litoral de São Paulo, de onde é natural. Convidado pela Meliá Hotels International, mudou-se para Barcelona, na Espanha, onde se formou-se em Turismo e Hotelaria pela Universidad Central de Barcelona com pós-graduação em gestão comercial. Retornou ao País em 1993 a convite da Stella Barros Operadora de Turismo para o lançamento do projeto Disney, como pacote, no Brasil, onde permaneceu até 2003. Neste ano, foi convidado pela C&A Modas para participar da implantação do projeto C&A Turismo, assumindo o cargo de gerente da regional interior, supervisionando nove lojas.

Em 2009 foi convidado pelo Hotel Horizonte Azul em Jericoacoara, no Ceará, para assumir a gerência geral, onde implantou o departamento comercial e elaborou o estatuto de operação, garantindo a primeira posição em vendas por cinco anos consecutivos. Ao deixar o empreendimento, em 2015, atuou como auditor e consultor para a Best Western até receber o convite do Le Chateau Joá Boutique Hotel.

Em entrevista ao Hôtelier News, Borges falou sobre o empreendimento, o mercado de luxo no Brasil e suas expectativas para o ano de 2017, após o período de crise que marcou a indústria das viagens e da hospitalidade no País.

Hôtelier NewsComo você avalia o segmento de luxo no Brasil e no Rio de Janeiro em especial?
Marco Borges – Acredito que o segmento de luxo no Brasil ainda possui muito mercado, as empresas que se especializarem neste segmento terão um trabalho árduo e difícil, porém com retorno sustentável e substancial. O cuidado com detalhes mínimos, atendimento primoroso e gastronomia impecável e ousada, são fatores primordiais para que o hóspede se sinta satisfeito, temos que superar suas expectativas, surpreendê-lo sempre, a cada ação! Ele deve sair dizendo: "Estive no paraíso!". Para ser o melhor, é preciso ser diferente, ser ousado e principalmente ser aberto a novas ideias, escutar muito a voz de sua equipe, pois quem fala demais, cala a voz de quem tem algo a dizer e este alguém pode se calar definitivamente! Pronto, você perdeu! Seja aberto, coerente, trabalhe com a porta e a mente abertas, esteja perto de sua equipe! Sua equipe é o hotel, sua equipe é a sua cara, sua equipe é você! 

O mercado de luxo do Rio de Janeiro cresce a cada dia, ainda possui espaço, mas agora há muita necessidade de profissionalismo, de inovação, de ousadia! Sei que muitos hotéis possuem propostas bacanas, mas está na hora de reinventar a hotelaria de luxo, estar mais próximo dos seus hóspedes, mensurar suas necessidades e até seus desejos, não basta mais ser seu mordomo, terá que ser seu consultor, seu secretário, muitas vezes atender sem ser perguntado, estar sempre a frente de seus pedidos. 

HNAo chegar no Le Chateau Joá Boutique Hotel, identificou alguns pontos que precisavam ser melhorados? 
Borges – Quando assumimos um cargo, temos que efetuar uma auditoria interna, principalmente para sabermos que direção tomar, qual a melhor estratégia, o que explorar, o que melhorar e até o que mudar radicalmente. O Le Chateaux Joá Boutique Hotel possui uma localização mágica, é realmente um paraíso, com alguns ajustes e sintonia fina, sei que ganhará imenso destaque, pode ter certeza. Os pontos a serem melhorados são os que dizem respeito a processos operacionais, métodos e equipe, os ajustes sempre são primordiais em duas áreas, equipe bem treinada e coesa e departamento comercial ativo, com excelente revenue management e totalmente voltado à tecnologia responsiva. Com a demanda aumentando a passos largos por compras online e através de smartphones, é fundamental estar ¨antenado¨no fornecimento destes serviços.

HN Quais as suas expectativas para 2017 e quais os projetos previstos dentro do empreendimento?
Borges – Minha expectativa é de um ano difícil e concorrido, onde as empresas devem ¨brigar¨acirradamente, mas vejo também a perspectiva de um pequeno crescimento, os hóspedes estão mais exigentes, sabem mais, possuem mais informação, estão mais criteriosos, a concorrência será grande, teremos que fazer muito mais, oferecer muito mais, como disse antes, ter diferencial positivo, chegar na frente dos desejos dos hóspedes! A interação hóspede/hotel deve ser contínua e total, abrangendo tudo. O Le Chateaux Joá Boutique Hotel deve lançar novos pacotes para Lua de Mel, aniversários de casamento, todos voltados ao romantismo, com requinte e serviços VIP. Também estamos montando o transfer service de e para os aeroportos do Rio.

Serviço
lechateauxjoa.com.br

* Crédito da foto: divulgação/Arquivo Pessoal