Por Vinicius Medeiros
Rio de Janeiro, RJ

Dizem que todo grande hotel tem como meta principal transformar-se na extensão do quarto de seu hóspede. Que é uma tarefa difícil não há dúvidas, mas não são poucos os empreendimentos hoteleiros capazes de proporcionar tal sensação. Desde sua inauguração, no réveillon de 1999, o Marina All Suites, que fica na orla da praia do Leblon, uma das áreas mais valorizadas do Rio de Janeiro, vem buscando este objetivo que, para muitos de seus clientes, é alcançado com facilidade. Conheçam abaixo o hotel e tirem suas próprias conclusões.

  
Vistas diferentes da fachada do Marina All Suites, o lobby…
(fotos: Zô Guimarães)


…e a recepção

Hospedagem
Primeiro empreendimento no Rio a unir os conceitos de hotel-boutique e hotel-design, o Marina All Suites tem na decoração seu diferencial. A trajetória começou em outubro de 1999, antes mesmo de sua inauguração, quando o hotel foi sede do Casa Cor, que é considerado um dos maiores encontros de decoração do país. Na ocasião, alguns dos mais famosos arquitetos e decoradores da cidade projetaram diversos ambientes para serem apresentados no evento. “Ao final do Casa Cor, procuramos os organizadores, arquitetos e decoradores participantes e nos propusemos a ficar com alguns dos projetos. Alguns aceitaram, outros não e, no fim das contas, acabamos tendo que reformar algumas habitações”, afirma a gerente de vendas dos Hotéis Marina, Anna Luiza Fischer. Ao todo, são 38 apartamentos, todos bem decorados, espaçosos e com vista para a praia. O destaque fica por conta das oito suítes design assinadas por decoradores cariocas de renome como Beth Lucena, Jairo Sender, Pedro Paranaguá e André Piva.


O quarto reforça a intenção do hotel, que neste ambiente aposta
em linhas modernas e alegres

 
O projeto da suíte Ruby é assinado por Tarcila de Paiva. Em ambientes como a ante-sala
percebe-se a aposta da arquiteta de iluminação na medida certa


O banheiro da suíte Ruby


Com uma decoração mais áustera em relação à suíte Ruby, a suíte
Ônix também possui três cômodos e fica no quinto andar do hotel

 
A sala é espaçosa e conta com TV de tela plana, ar condicionado e frigobar, entre outros.
No detalhe, o bar da suíte


O quarto da suíte Ônix, que é assinada pelo arquiteto Jairo Sender,
é amplo e um dos mais requisitados pelos hóspedes

Entre as suítes design, os projetos são bem distintos uns dos outros. Há aqueles com um conceito mais moderno, como a Rubi e a Opala, e outras com um visual mais clássico, como a Ônix e a Turmalina.


A suíte Turmalina é assinada por Sila May Bueno


Ante-sala da suíte Turmalina


É possível notar a intenção de um projeto mais clássico na Turmalina
em cada móvel, quadro e luminária do quarto da suíte

 
O quarto da suíte Opala, projetada por Beth Lucena, Leila Corrêa e Chris Baerlein,
é um dos mais espaçosas entre as UHs



A Opala é a que possui decoração mais moderna entre todos
os apartamentos design do All Suites

Vale registro também o sexto andar do hotel carioca, onde todos as suítes são design e, por isso, o pavimento ganhou uma decoração diferente.

 
Ante-sala, sala da suíte Master e…


… o quarto, que tem vista para a praia do Leblon

 
A categoria suíte Máster conta com uma mini-cozinha. À direita, o corredor diferenciado


A vista privilegiada da suíte Máster, do final do Leblon e da avenida Niemeyer

Serviços
Para chegar à praia basta atravessar a rua, mas para quem gosta de mais privacidade, o All Suites também possui uma piscina – ela fica no 18º andar. Para manter a forma e fazer alguns exercícios, o fitness center localiza-se logo ao lado. Outra boa opção é a sala de massagens, onde duas especialistas, em turnos diferentes, atendem os hóspedes. 

O hotel oferece outras facilidades como o Executive Lounge, onde o hóspede pode relaxar assistindo televisão e tomando um drinque enquanto aguarda o jantar. Para quem gosta de filmes, o empreendimento também dispõe de um home th
eater, que conta com um telão e ambientação de uma sala de cinema.


A piscina fica na cobertura e traz à tira colo uma
bela vista da praia do Leblon

 
O fitness center, localizado no 18º andar, e a sala de massagens, que fica ao lado

 
O Executive Lounge é o espaço reservado para os hóspedes relaxarem, assistirem televisão e tomarem um drink


O lounge também disponibiliza uma ante-sala


Entre as opções de entretenimento, uma sala com home theater

Eventos
Para o segmento de eventos, o Marina All Suites dispõe de uma sala de reuniões para oito pessoas, além de um bem equipado business center – ambos estão localizados no 16º andar do hotel.

 
Sala de reuniões e business center

Gastronomia
A gastronomia é um dos pontos fortes do All Suites. Além do Bar d’Hotel, um dos restaurantes mais badalados da cidade, o Café d’Hotel, onde é servido o café da manhã, também possui um charme especial.

Localizado na varanda lateral do empreendimento com vista para a praia, o Café aposta em pratos e refeições rápidas, além de oferecer pães assados na hora. No menu, café da manhã, piquenique, chá da tarde, sanduíches, massas e risotos leves. Já o Bar d’Hotel, aberto diariamente das 18h às 2h, tem na decoração e nos drinques seu ponto alto – foi várias vezes indicado como Melhor Drinque da cidade por publicações como Veja Rio e O Globo. Há seis anos no comando da cozinha do restaurante, a chef Maria da Paz aposta em uma gastronomia contemporânea, oferecendo massas, carnes, aves e frutos do mar em pratos sofisticados, com toques das culinárias francesa e oriental.

 
É no Café D’Hotel onde os hóspedes do Marina All Suites tomam café da manhã.
As melhores dicas do menu encontram-se escritas nos pequenos quadros negros da parede

 
O restaurante recebeu o título de Melhor carta de drinques pelo O Globo em 2005 e o Bar d’Hotel tem decoração retrô-moderna,
com objetos de decoração pinçados em antiquários de vários cantos do mundo

  
Delícias preparadas pela chef Maria da Paz: salada marroquina, endívias, badejo grelhado acompanhado pelo drink Royal, de
gengibre e laranja,  e filet de avestruz ao molho de damasco acompanhado do drink Ginger Passion, feito com maracujá, limão, gengibre e vodka

Serviço
Hotel Marina All Suites 
Avenida Delfim Moreira, 696, praia do Leblon – Rio de Janeiro
21 2172-1100 / 2172-1110
Central de reservas: 21 2172-1001
Taxa de ocupação acumulada em 2005: 67%
Diária média em 2005: R$ 637
www.marinaallsuites.com.br