Durante os dez primeiros meses do ano passado, o Maringá e Região Convention & Visitors Bureau contabilizou em sua agenda 741 eventos categorizados em 13 tipos de classificações: congressos, seminários, palestras, shows, campeonatos, cursos, festivais, assembleias, workshops, painéis, exposições, oficinas, simpósios ciclos, mostras, feiras e jornadas.

Os eventos de caráter cultural e artísticos foram os que ocorreram com mais frequência, somando 153;  em seguida destacam-se encontros técnicos e científicos, com um total de 102.

De acordo com Yara Linschoten, superintendente executiva do Maringá CVB, a modalidade turística de eventos é a menos afetada em situações de crise econômica, o que garante estabilidade ao setor.

No que se refere à malha hoteleira da região, Luiz Bernava, vice-presidente para assuntos de apoio a eventos do Maringá CVB e diretor do Hotel Internacional, frisa a importância do turista de eventos e negócios para a economia local. “Para as cidades que possuem uma ociosidade no setor hoteleiro, essa modalidade de turismo vem ao encontro da necessidade de se aumentar a taxa ocupacional”, explica.

E para atender o turista de eventos, acrescenta Bernava, os hotéis estão se adequando para ele, com a oferta de espaços e de serviços que possam suprir as necessidades dos organizadores, levando a uma dinamização e aperfeiçoamento dos meios de hospedagem para atender a demanda deste público.

Veja a lista completa das categorias:

Culturais/Artístico – 153
Técnico/Científico – 102
Corporativo/Institucional – 99
Festas/Casas Noturnas – 99
Esportivo – 79
Populares – 66
Show – 53
Entretenimento/Recreação – 21

Beneficentes/Filantrópicos – 17
Curso/Treinamento – 15
Moda – 14

Semana – 12
Religiosos – 11

Serviço
maringacvb.com.br