O consultor José Ernesto Marino Neto, organizador do 9° Seminário Internacional de Investimentos em Hotéis e Resorts, que terminou terça-feira (29) em São Paulo, afirmou que a grande conquista do encontro foi ter conseguido a adesão da Comissão de Turismo do Senado Federal para promover o debate no Legislativo sobre necessidade de adequação dos financiamentos para a hotelaria atualmente praticados pelos bancos de desenvolvimento. Na segunda-feira, 28, o senador Tasso Jereissati, presidente da comissão, se propôs a intermediar contatos entre o governo e os empresários e convocar uma audiência pública incluindo os presidentes do BNDES, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e de dois representantes do setor.
Melhor evento do setor na América do Sul
Desde sua primeira versão, em 1997, o seminário promovido pela BSH International vem se constituindo num fórum privilegiado de debates, que aponta tendências, visualiza problemas e induz o desenvolvimento de temas que só mais tarde são abordados por outros segmentos da sociedade. ?Este evento não é apenas a vanguarda. É também o local que reúne os conhecimentos mais avançados e os principais decision makers do mercado para impulsionar a indústria de hotelaria e imobiliário turístico”, afirma Marino Neto.
Em 1997, o seminário sinalizou a importância da criação da ?Marca Brasil?, que só foi lançada este ano. Em 1998, o encontro lançou foco sobre dois temas que só agora estão saindo do papel: a necessidade de mudança da legislação sobre a emissão de vistos de turistas estrangeiros e a importância da criação de inventários turísticos – a sistematização das atrações turísticas por estado. No seguinte, o seminário debateu os conflitos entre hotéis e flats, que devem ser amenizados com anteprojeto do Ministério do Turismo em fase de preparação para regulamentar os condomínios hoteleiros. Em 2001, o encontro debateu os desentendimentos entre os proprietários de resorts e cruzeiros, que só atualmente ocupam os espaços na mídia. (Redação)