Do Rio de Janeiro, RJ*

Vista parcial do salão do Opium, que tem entradas pelas ruas Prudente de Morais e Farme de Amoedo
(fotos internas: Peter Kutuchian | capa: Salmão unilateral – divulgação/Arteiras)

O restaurante asiático Opium, do Ipanema Plaza Hotel, teve seu cardápio renovado com 19 novas opções. A casa, sob o comando do chef executivo Mario Sérgio, serve pratos inspirados nas cozinhas japonesa, tailandesa, vietnamita, chinesa e indiana. Entre as novidades, há entradas, pratos principais e sobremesas, além de opções no sushi bar.

A reportagem do Hôtelier News conferiu o menu degustação do Opium que incluem as entradas Won ton de camarão ao creme de moqueca (especialidade vietnamita) e o Guioza cantonês de costelinha suína. Os pratos principais experimentados foram Frutos do mar salteados à Bangkok, Confit de pato crocante ao estilo Shangai e o Cordeiro Bombay. Para finalizar, nosso paladar contemplou a Ciranda de Sobremesa, com Mousse de capirinha e lichia, mini creme brullé de capim limão, fondant de chocolate, sorvete de mousse de maracujá, sorvete de chocolate com amêndoas e harumaki de frutas secas.

O menu do Opium é extenso com uma grande variedade de pratos. Há opções vegetarianas, como o Curry de vegetais e tofu, especialidade indiana. Entre as novas sobremesas, Pudim de tapioca, servido com calda de coco e sorvete de manga com gengibre.


Chef Mario Sergio está no Rio desde 1995
(foto: divulgação/Arteiras)

Sob o chef
Mario Sérgio começou a descobrir sua vocação para a gastronomia ainda na infância, na Paraíba, por influência do pai, um cozinheiro de mão cheia. O chef executivo está no restaurante Opium desde 2007, porém chegou ao Rio em 1995, e trabalhou na cozinha do Forte São João, na Urca. Elogiado pelos colegas, buscou mais conhecimentos em cursos de gastronomia, entre eles o Senac e, posteriormente, concluiu a graduação na Universidade Estácio de Sá. 

Mario trabalhou também com o premiado chef José Hugo Celidônio, nos restaurantes Club Gourmet e Celidônio Café, onde exerceu o cargo de sous chef. Depois, se aperfeiçoou nas técnicas francesas e asiáticas no restaurante Vitoria, no Jockey Club.

Serviço
restauranteopium.com.br
ipanemaplaza.com.br