Fachada do imponente hotel, no centro de Buenos Aires
(foto divulgação)

O Marriott Plaza Hotel Buenos Aires está completando neste mês 95 anos de inauguração. Foi construído na época da Belle Époque argentina por Ernesto Tornquist para receber visitantes ilustres, já que a cidade precisava de um hotel com a estrutura adequada para satisfazer a gostos refinados. O projeto do hotel tem a assinatura do arquiteto alemão Alfred Zücker, conhecido por seu trabalho na Catedral de Saint Patrick, em Nova York.
O Plaza foi inaugurado em 15 de julho de 1909, sem a participação de seu idealizador, que morreu no ano anterior. Entre as personalidades que foram à abertura, estavam o presidente José Figueroa Alcorta. A propriedade ainda pertence à família Tornquist, em sua quarta geração, e é administrado pela Marriott International desde 1994.
No Livro de Ouro, há assinaturas de hóspedes ilustres como o rei Juan Carlos e a rainha Sofía, da Espanha, o ex-presidente da França, François Mitterand, o ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter; Luciano Pavarrotti, Maria Callas, Allain Delon, Gregory Peck, Pelé, Juan Manuel Fangio e Nelson Piquet.
Há 160 apartamentos e 16 suítes, que foram modificadas em várias ocasiões: em 1942 e 1948 foram construídas seções adicionais e em 1978 mais apartamentos foram agregados. Hoje o hotel dispõe de 325 apartamentos de luxo. A propriedade foi modernizada quando recebeu a bandeira Marriott, em abril de 1994, adotando padrões internacionais de qualidade.
Ao final de 2003, o hotel passou por uma renovação completa dos apartamentos e corredores nos sete andares, onde foram gastos mais de US$ 2 milhões. (Claudio Schapochnik)

Serviço
www.marriott.com