O COMCEX-MS (Comitê de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso do Sul), com o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, preparou uma série de mobilizações visando destacar o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorre neste domingo (18).

Entre as ações que fazem menção à data estão: panfletagens na capital com a colaboração de membros da sociedade civil e da rede de garantia de direitos de crianças e adolescentes e uma audiência pública com a temática Prevenção à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes na Rede de Ensino, que acontecerá no dia 30 de maio, na Câmara de Vereadores de Campo Grande. 

A iniciativa tem como finalidade alertar a sociedade para a proteção das crianças e adolescentes. “A mobilização é importante para a conscientização da população. É preciso formar uma consciência de denúncia, e consequentemente romper com o ciclo de violência e proteger as crianças e adolescentes”, destacou Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação de Turismo de MS. 

Por meio do Disque 100, o usuário pode denunciar violências, colher informações acerca do paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas – independentemente da idade da vítima – e obter informações sobre os Conselhos Tutelares. O serviço funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. 

Nesta semana, a Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei que classifica a exploração sexual de crianças e adolescentes como crime hediondo, cujos condenados não têm direito à anistia ou qualquer tipo de indulto e à fiança. O documento segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. 

Serviço
www.turismo.ms.gov.br