Vista do Rio de Janeiro, onde estreia o Gran Meliá Nacional em 2017
(foto: Pixabay/Poswiecie)

A Meliá Hotels International divulgou os resultados dos primeiros nove meses do ano, com números considerados promissores e melhora em todos os índices financeiros. A rede registrou um lucro líquido de 92,2 milhões de euros, 74% a mais do que o mesmo período de 2015. O RevPar, métrica mais importante na indústria hoteleira, aumentou 11%.

Com crescimento de 29%, a Melia.com – plataforma de reservas online – mostra uma tendência mundial onde o consumidor aparece mais aberto e seguro para realizar compras via internet, principalmente no Brasil, onde esse comportamento é impulsionado pelos smartphones.

Em se tratando de expansão internacional, a Meliá Hotels International continuou a incorporar hotéis em mercados emergentes, como na Indonésia, com as assinaturas do Meliá Lombok Tangkong, Meliá Bintan e o Meliá Pekanbaru; no Catar, o Innside Doha; no Vietnã, o Meliá Ho Tram; no Cabo Verde, com mais quatro hotéis. Há aberturas em desenvolvimento no Cazaquistão, Irã e Maldivas.

Principais mercados
Nos Estados Unidos, os resultados evoluíram superando a desaceleração observada no primeiro semestre do ano, principalmente graças a empreendimentos como o Me Miami e especialmente o Innside New York Nomad. Este continua a exceder as expectativas em seus primeiros meses de atuação, com taxas de ocupação acima de 85%, aumentando seu posicionamento de preço e formando uma excelente base para o crescimento que o grupo almeja nos próximos dois anos. A rede também obteve bons resultados no México e, em menor medida na República Dominicana. Durante os nove meses de 2016, a companhia continuou a melhorar seus resultados em Cuba, onde as receitas atingiram 17,9 milhões de euros, 31% a mais do que o mesmo período em 2015. O RevPar nesse mercado aumentou 9,9%.

No Brasil, a situação econômica e política levou a um enfraquecimento da procura interna e uma consequente guerra de preços, perdendo 15% em média em relação ao ano anterior. O desempenho em 2017 deve ser influenciado pela contribuição significativa do novo hotel Gran Meliá Nacional, no Rio de Janeiro.

A companhia também conseguiu reduzir a sua dívida líquida, um dos principais objetivos em sua estratégia desde 2011. Desde dezembro de 2015, o grupo diminuiu este valor em 240 milhões de euros.  

"Os resultados da empresa até setembro acusam um impacto das tendências positivas do turismo na Espanha, que o nosso grupo tem sido capaz de maximizar graças à sua experiência e liderança no segmento de hotéis de lazer, bem como a estratégia bem-sucedida de renovação, rebranding e reposicionamento de ativos", afirma Gabriel Escarrer, vice-presidente e CEO da Meliá.

Serviço
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