Mercado Ver-o-Peso: imersão na cultura de Belém (PA)

VeroPeso centralCéu azul e muito sol durante a minha caminhada entre os corredores do Ver-o-Peso (fotos: Délia Coutinho)

O centenário Mercado Ver-o-Peso carrega o superlativo de maior feira livre da América Latina. Organizado por setores, o local é um bom ponto de partida para uma viagem turística à capital do Pará. É lá que o visitante vai descobrir todas as iguarias que fazem a gastronomia de Belém ser tão rica e singular, além de toda sorte de produtos de artesanato e suvenires. Castanha, cupuaçu, açaí, pirarucu, biribiri, farinha...Impossível não levar para casa uma lembrancinha gastronômica. Há quem se arrisque  até a carregar peixe fresco no avião.

Ver o Peso CarnesBonita arquitetura no setor de carnes

Uma ala do mercado imperdível é a das infusões de ervas, remédios naturais e  banhos que prometem 'Arranjar Marido' ou 'Afastar Espírito'. Se a 'utilidade' principal não despertar interesse, as garrafinhas coloridas podem servir de objeto decorativo para a casa. O último espaço a percorrer no Ver-o-Peso é a imensa peixaria que fica bem às margens da Baía do Guarujá. Infelizmente não podemos deixar de notar a infestação de urubus no local..  Confira os cliques na galeria: Serviço www.paratur.pa.gov.br * A repórter do Hôtelier News viajou a Belém a convite do Festival Internacional de Chocolate da Amazônia  

Comentários