O Minastur foi realizado hoje (13) no Minas Centro, em Belo Horizonte, e terminou com saldo positivo de acordo com Maria Silvia de Moraes, uma das organizadoras do encontro, e grande parte dos expositores.

“Hoje estou feliz e realizada. A feira superou as expectativas. Recebeu público recorde considerando todos os encontros realizados pela Promove Eventos – Minastur Centro-Oeste Tur Goiânia e Brasília”, conta Maria Silvia de Moraes, uma das organizadoras do salão, que contou com 1.412 inscritos – em 2007 foram 917. “Estou muito satisfeita com o apoio do trade, dos expositores e das autoridades”, completa, se referindo à presença de representantes de entidades como ABIH, convention & visitors bureau, Senac, Senai, Belotur e Abrasel, entre outras.

Ao contrário do que Érica Drumond, secretária de Turismo de Minas Gerais, afirmou durante a abertura do Minastur, o evento será mantido no Minas Centro no ano que vem. “Ele é um local de mais fácil acesso e, além disso, no centro há grande concentração de agências de viagens. O Expo Minas é uma meta para o futuro. O encontro tem tudo para se tornar nacional e então mudaremos para um espaço maior”, explica Maria Silvia.

No ano que vem o evento também será realizado no primeiro semestre porém o horário deve ser alterado e a feira deve terminar mais cedo – este ano estava marcado para encerrar às 20h, porém por volta das 19h os expositores e visitantes já tinha ido embora.
 

Claudia Miranda e Maria Silvia de Moraes, mãe e filha juntas
na organização do MinasTur

Diferenças foram notadas em relação ao público visitante. Uma delas foi a grande presença de agentes do interior. Nessa edição nove ônibus levaram agentes da região contra quatro em 2007. Além disso, houve também pessoas do Rio de Janeiro, público inédito no evento, e do Espírito Santo. “Para o ano que vem queremos a presença de representantes de mais uma região. Brasília e Sul da Bahia são algumas das possibilidades”, conta. “Notamos também que muitos diretores e proprietários de hotéis tiveram interesse em visitar o encontro.”

Quanto aos expositores, esse ano foram 120 estandes contra 108 na edição anterior. A quantidade de resorts e de companhias aéreas regionais também aumentou. A Resorts Brasil, por exemplo, esteve presente pela primeira vez e seu presidente, Alexandre Zubaran, foi um dos participantes.

O que os expositores acharam?

“Todas as edições me surpreenderam. O público é realmente composto por agentes e muitos deles já conhecem o produto comercializado, o que contribui para a realização do trabalho” – Geovson Magno, gerente de Vendas da Rede Porto Firme de Hotéis.

 

“Esse encontro cresce muito a cada ano e para Belo Horizonte ele é muito importante. Fico orgulhoso de ver uma feira dando certo na cidade, já que o local é bastante carente de informações. Minha expectativa é que o evento cresça e seja realizado no Expo Minas” – Anderson Bastos, gerente de Vendas do Mercure BH Lourdes.

 

“Cresceu muito. Notei que há mais expositores, mais visitantes e de melhor qualidade. Além disso, aproveitamos a semana e, em uma caravana de cinco profissionais do InterContinental Hotels Group, visitamos quase 100 agências e empresas. Belo Horizonte é um mercado muito promissor. Alguns dos gestores que encontramos quiseram conhecer a feira e outros produtos” – David Pressler, gerente de Negócios do IHG.

 

“O local está excelente, mas o número de visitantes foi menor que a metade do ano passado. Todo ano trazemos cerca de 700 a 800 kits de material. Aqui não distribuímos sequer 250. De qualquer maneira, somos parceiros da Promove Eventos e participamos das três feiras. Estaremos de volta no ano que vem” – Adriano Araújo, gerente de Vendas do grupo Riema.

 

“Gostei bastante do evento, mas o espaço é muito quente. É um encontro de baixo custo e muita visitação. Distribuímos muito material em pouco tempo” – Paulo Castro, gerente de Vendas do Club Med.

 

Em resposta a reclamações dos expositores em relação ao calor do local, a executiva afirma que vai tentar com o governo que o espaço seja climatizado para o ano que vem. Caso isso não seja possível, vai contratar uma solução terceirizada incluindo ventiladores, por exemplo.

(Thais Medina)

 

Serviço
www.promoveeventosgo.com.br