Estudantes de Turismo e Hospitalidade de São Paulo (SP) terão a oportunidade de conhecer melhor, o PQI (Programa de Qualificação Internacional), do MTur (Ministério do Turismo). Rafael Luisi, chefe da Assessoria de Relações Internacionais do ministério, apesenta hoje e amanhã (7 e 8) aos alunos a iniciativa que disponibilizará 120 bolsas de estudos para qualificação no Reino Unido. O encontro acontecerá no Auditório da Eletrônica do IFSP (Instituto Federal de São Paulo).

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever até 25 de agosto, às 17h. O edital com todos os detalhes do Programa pode ser acessado aqui. As vagas são destinadas a alunos regularmente matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura, tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade de instituições de ensino superior públicas ou privadas.

São ainda pré-requisitos para a seleção, entre outras exigências, ter obtido pontuação acima de 600 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio); comprovar proficiência em língua inglesa; além de ter cursado, no mínimo, 20% e, no máximo, 80% do currículo do curso superior.

“Vamos visitar todas as regiões do país para estimular que os estudantes se candidatem a essa oportunidade de qualificar ainda mais seu conhecimento e garantir o diferencial competitivo para o turismo brasileiro. Estamos confiantes do sucesso deste projeto”, pontua Rafael Luisi.

Debates
Os primeiros encontros foram realizados em Maceió (AL) e no Rio de Janeiro (RJ). Em São Paulo, os estudantes terão duas oportunidades para tirarem suas dúvidas. A primeira às 19h de hoje e a segunda às 8h de amanhã. Os dois encontros serão realizados no mesmo local. 

Sobre o curso
O curso será ministrado em instituições superiores do Reino Unido e terá formato exclusivo para o Programa de Qualificação do MTur. O tempo de duração é de aproximadamente 11 semanas com aulas teóricas e práticas. A implementação das bolsas de estudo será realizada pela Capes. A alocação dos estudantes nas instituições internacionais será de responsabilidade da AoC (Association of Colleges), outro parceiro do ministério no programa.

Na última semana, a AoC anunciou os dez colleges – termo para faculdade no Reino Unido – que receberão os estudantes brasileiros.  São eles: Boston College, Bournemouth and Poole College, City College Plymouth, Edinburgh College, Exeter College, Grŵp Llandrillo Menai, Newcastle College, Sunderland College, Sussex Coast College Hastings, Westminster Kingsway College.

* Crédito da foto: Pixabay/stevepb