O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil publicou ontem (18) uma nova portaria proibindo voos de grande porte no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. A decisão torna oficial a suspensão que havia sido determinada no final do ano passado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) impedindo a operação de voos comerciais no terminal.

Atualmente, o Aeroporto da Pampulha opera voos regionais e executivos, além de ser um polo de manutenção de aviões executivos e comerciais de pequeno porte e helicópteros. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) havia autorizado operação de aeronaves de maior porte a partir da próxima segunda-feira (22).

Responsável pela administração do terminal, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), em nota, disse que segue as diretrizes do Ministério dos Transportes. Informou ainda que o espaço segue funcionando normalmente, uma vez que atende aos voos de aviação regional, geral e executiva.

Certa de que o aeroporto voltaria a funcionar para voos comerciais, a Gol, no final do ano passado, vendia passagens com destino à Pampulha

* Foto de capa: arquivo HN/Juliana Bellegard