Frank Pruvost, Fernanda Zupo, Catarina Nedavaska e Paulo Mancio
(foto: Filip Calixto)

"O design é poderoso". Mais que uma frase de efeito, a declaração de Paulo Mancio, vice-presidente da área de Construção e Implantação da Accor para a América do Sul, traduz a postura de uma companhia que encontrou na autenticidade da não padronização mais uma estrada para trilhar. Hoje (31), pela manhã, a empresa francesa mostrou disposição para pavimentar esse caminho e abriu as portas de sua sede paulistana para arquitetos de reconhecidos escritórios, a fim de detalhar os conceitos que alicerçam uma de suas 18 marcas: ibis styles. Com a iniciativa, a corporação mostra a essência de uma proposta que já conta com 281 hotéis pelo mundo e se coloca disponível a ouvir e ver ideias capazes de renovar ambientes para futuras aberturas.

De acordo com Mancio, que foi responsável por conduzir as ações na 1ª edição do Workshop de Design da rede, a intenção da reunião é viabilizar o refresh das ideias que orientam a decoração e o layout das unidades que pertencem a essa bandeira. "Queremos conhecer eles e entender como pensam a hotelaria, além de orientá-los na rota correta dos conceitos que trabalhamos". 

Quando fala dos arquitetos convidados utilizando a terceira pessoa do plural, o executivo da Accor faz menção à geração da qual a maioria dos presentes pertence e assim lembra que um novo tipo de designers e clientes começam a dar o tom no mercado hoteleiro modernizado. "Como companhia que atende esse novo cliente, precisamos estar sempre com o radar ligado, antenados, para trazer gente com intenções novas, autenticas e jovens".

Mancio é vice-presidente da área de Construção e Implantação da Accor para a América do Sul
 

O método de trabalho utilizado pela companhia hoteleira conta com a colaboração de alguns profissionais de arquitetura frequentemente acionados, são os chamados escritórios homologados que prestam serviço rotineiramente. Segundo a companhia, a participação desses colaboradores é fundamental, mas é indispensável que outros ganhem espaço e tragam o frescor da novidade.

A tendência em voga agora são os espaços multiusos e os que promovam a integração entre os clientes. Nesses elementos estão baseados os projetos mais recentes da bandeira. Tudo isso sem perder de vista o cunho sustentável que a decoração precisa ter e a maior característica de toda unidade ibis styles: a tematização. No Brasil ainda são menos de dez unidades. Dentre elas alguma emblemáticas como uma mineira, que tem o escritor Carlos Drummond de Andrade como assunto, e uma em São Paulo, cujas paredes e ornamentos evocam a prática da aviação.

Todo esse processo está ligado a uma ambição determinada pelos líderes da companhia. Eles querem que a marca torne-se "A lifestyle econômica preferida entre os clientes. Passando sempre a sensação de bom humor e mostrando elementos de estilo". 

De acordo com Catarina Nedavaska, design manager da Accor para a América Latina, a bandeira em questão tem três pilares que sustentam seus projetos. Eles são: design personalizado, positividade e um jeito alegre de prestar atendimento. Mas apesar da síntese da executiva, os pormenores por trás de cada projeto vão ainda mais além. 

Catarina Nedavaska, design manager da Accor para a América Latina

Toda a personalização de um prédio ibis styles descortina o que a empresa nomeia como storytelling, ou seja, a mensagem que o empreendimento pretende passar por meio de sua ambientação. Nesse procedimento, as dependências e os colaboradores precisam envolver-se em nome da experiência do cliente que passa pelo meio de hospedagem. "Tudo o que está dentro do hotel reflete na experiência do hóspede", diz Catarina.

Outra característica que vale a pena ressaltar na chancela é a facilidade de encaixe em unidades que já existem. A conversão ou rebrading é uma prática bem utilizada pela Accor para ter mais unidades ibis styles. A fórmula tem se mostrado profícua junto a empreendimentos independentes pois não exige que os quartos tenham o mesmo tamanho e que as áreas sociais atendam ao padrão de outras marcas. 

Serviço
www.accorhotels.com