Por Felipe Boni, da Espanha

 
Modernidade é um dos itens presentes na fachada do Mirasierra, facilmente
vista de uma das principais avenidas de Madri: a M-30
(fotos: Felipe Boni e divulgação)

Quem chega pela primeira vez no amplo saguão do hotel Mirasierra, em Madri, na Espanha, é surpreendido por um espaço amplo bastante luminoso, bem arejado, num misto de móveis clássicos e contemporâneos. Quase que uma total contradição com os demais cinco estrelas da cidade, de estrutura arquitetônica e decorativa clássica. Mas segundo os dirigentes do hotel, era justamente essa a intenção quando foi construído, há pouco mais de três anos: uma estrutura arrojada, de arquitetura moderna, que pudesse romper com os padrões da região.

O resultado foi quase que imediato. Em um curto espaço de tempo, o Mirasierra já acumula saldo positivo em relação aos seus concorrentes, sendo requisitado por empresas e executivos de negócio de todo mundo. “Existem 14 ou 15 hotéis cinco estrelas em Madri. Eu posso afirmar que já somos um dos mais destacados em ocupação. Certos meses do ano temos a maior taxa neste seleto grupo. O nosso sucesso é tamanho que, dentre os nossos clientes cativos está o time de futebol Real Madri, que sempre se hospeda aqui em suas concentrações”, explica o diretor geral do grupo e do hotel Mirasierra, Jean Paul Gatinois. Para ele, o bom resultado se deve a uma somatória de fatores, dentre as quais destaca a excelente localização, serviços, funcionários jovens, além da ousada arquitetura empregada no hotel.

 
Muitos sofás e iluminação natural fazem parte do lobby do Mirasierra

 
Mobílias modernas dão um toque especial ao cinco estrelas, onde é possível…


…acessar a internet ou tomar um café

Uma outra característica do Mirasierra é que ele se dedica ao mercado nacional, já que é um hotel independente e que, portanto, pode seguir sua própria estratégia de negócios. “Um hotel como o nosso, independente, pode se dedicar muito ao mercado nacional. Somos um hotel de turismo de negócios”, comenta Gatinois. Mas se engana quem pensa que o hotel se dedica somente a este nicho. Dentre os seus principais clientes também estão americanos, japoneses, ingleses, alemães, franceses e italianos, entre outros. “Fazemos muitas viagens de negócio com a intenção de divulgar o hotel. Países como Japão, Estados Unidos e Inglaterra, entre outros, estão sempre nos nossos planos”, complementa o diretor.

Dentre as principais atrações do hotel está o Juban Club, ou como o próprio diretor denomina, um hotel dentro do próprio hotel. Trata-se de um espaço com recepção própria situado no décimo andar, com serviços e habitações distintas. “Esta é uma área que goza de serviços especiais. Destinamos aos clientes do Juban um lounge com salas de reunião próprias e sistema de buffet continuo”, comenta.

 
Apartamento do Juban Club, no qual há serviço vip com diversos rótulos de vinhos…

 
…e espaço especial para tomar café da manhã

Instalações
O Mirasierra Suítes dispõe de 180 habitações em seus dez andares, 14 salas de reunião, sendo cinco grandes e nove pequenas, lojas de grife, dois restaurante – o Verdil e o Terraça La Biguine -, fitness center e spa, business center, estacionamento com 300 vagas, serviço de baby sitter e lavanderia, entre outros espaços. Conheça o empreendimento pelas fotos abaixo.

 
A modernidade com toque contemporâneo também pode ser observada nos apartamentos…


…nos quais é possível relaxar na sala, tomar o café da manhã
em uma mesa especialmente para refeições…


…ou simplesmente trabalhar no workstation

 
Entre os benefícios de se hospedar no Mirasierra, televisores de plasma e muito conforto


Cada detalhe chama a atenção, como, por exemplo,
as flores roxas ao lado da cama


No banheiro, hidromassagem e muitas toalhas


Na hora das refeições são vários os ambientes
que podem ser utilizados.
Que tal uma área ao ar livre?


O gracioso restaurante Verdil não deixa a desejar na aparência

 
Na área de eventos, as salas se transformam de acordo com a necessidade do cliente,
como é o caso do espaço denominado Garnacha…


…que passa de um ambiente de palestras e
congressos para um luxuoso banquete


No caso da sala Sequoya, é destinada a pequenas reuniões


Na área de lazer e entretenimento, um fitness center,…

 
…piscina externa,…


…e interna


E, para finalizar, a vista que se pode ter de um dos
apartamentos do Mirasierra

Mercado
Como o mercado espanhol não é muito conhecido para alguns brasileiros, salvo os executivos de grupos com interesse no local, Jean Paul Gatinois, diretor geral do Mirasierra, fala sobre o assunto, alegando que a Espanha encontra-se em um período particularmente favorável, pois mesmo com o aumento de ofertas hoteleiras, o mercado segue seu rumo. “Não há crise ou recessão, mas há preocupação. Calcula-se que até 2008 o número de habitações ofertadas deve crescer em 50%, sendo que a demanda somente crescerá em 2%, ou seja, a oferta crescerá e os clientes não”, explica. “Felizmente nós não sofremos com este desequilíbrio, pois aqui em Madri sofrem os hotéis mais clássicos. Para eles, a ocupação deve baixar”.


Jean Paul Gatinois, diretor geral do Mirasierra Suites Hotel

Questionado quanto aos valores cobrados, Jean explica que é um erro pensar que o viajante procura por preço. “É verdade que existem hotéis que brigam por preços. No entanto a maioria dos clientes têm buscado outras coisas, como um produto atrativo, serviço bem feito e local que o agrade”, conclui o executivo.

Serviço
Mirasierra Suites Hotel
Rua Alfredo Marqueríe, 43 – 28034 – Madri
00 34 917277900
[email protected]
www.jubanhoteles.com