Inclinados a realizarem suas viagens dentro do País, os brasileiros são o principal público de muitas das cidades turísticas nas cinco regiões. O cenário se aplica a Foz do Iguaçu, no Paraná, que teve alta no número de turistas nacionais que estiveram na cidade durante o primeiro semestre do ano. De acordo com a representação turística do destino, o flxo de turistas oriundo do próprio Brasil cresceu 21,9% de janeiro a julho em comparação com o mesmo período do ano passado.

Principal atração turística da cidade, o PNI (Parque Nacional do Iguaçu) serve de termômetro para este índice. De acorco com os relatórios do parque, 547.545 visitantes brasileiros passaram por lá. O número representa 54% do total de turistas que visitaram a unidade de conservação.

Gilmar Piolla, secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos da cidade, lembra que, com a crise econômica, o turismo doméstico ganhou força e o câmbio favorável também influencia os resultados.

"Foz do Iguaçu é um destino completo, que vem se renovando para receber mais e melhor seus visitantes. Tanto no turismo de lazer, como em compras, eventos e nas opções de ecoaventura. Somos campeões em hospitalidade e também imbatíveis na relação custo-benefício da nossa hotelaria e na qualidade dos nossos atrativos", afirma Piolla.

* Foto de capa: divulgação/Belmond