Datas comemorativas famosas em todos os Estados devem estar presentes no Caléndário
(foto: divulgação/MTur/David Rego Jr)

Para promover a divulgação dos eventos turísticos do Brasil, o MTur (Ministério do Turismo) iniciou nesta semana o processo de cadastramento de informações para atualização do Calendário Nacional de Eventos Turísticos.

A ideia é que as secretarias municipais e estaduais do Turismo e os organizadores de grandes eventos e festivais do País colaborem com o preenchimento do formulário, de maneira que deverão ser cadastrados os eventos com notório conhecimento popular e geradores de fluxo de turistas.

As ações deverão ser inseridas no formulário eletrônico disponibilizado na página do ministério.

“O Brasil oferece uma grande variedade de atrações de Norte a Sul do País todos os meses do ano e para todos os gostos. A iniciativa do calendário possibilitará que o Ministério do Turismo tenha um panorama nacional que permita a adoção de ações voltadas para a promoção do turismo de eventos”, afirma Henrique Eduardo Alves, ministro do Turismo.

Os responsáveis pela inclusão no sistema deverão classificar os eventos por tipo e categoria, além de observar critérios como relevância cultural e econômica.

“A divulgação de eventos turísticos é fundamental para incentivar o fluxo turístico, principalmente, em períodos de baixa temporada, pois frequentemente eles são uma das principais motivações de viagens para os destinos brasileiros”, explica Márcio Nascimento, diretor do Departamento de Marketing Nacional.

Ainda segundo o diretor, além de movimentar a economia local, o calendário fornecerá aos turistas que desejam planejar as suas viagens, informações de qualidade e integradas sobre os eventos.

A publicação será constituída integralmente de informações enviadas pelos parceiros e secretarias estaduais e municipais. O conteúdo cadastrado via formulário passará por aprovação e edição da equipe técnica antes de ser divulgado.

Serviço
www.turismo.gov.br