Barra de Camaratuba
(foto: divulgação/Mtur) 

Uma nova rota turística está despontando no norte da Paraíba e deve contribuir para impulsionar o turismo no Estado. Trata-se das Trilhas dos Potiguaras, formadas pelas praias de Barra de Camaratuba, Barra de Mamanguape, Baía da Traição e Forte Velho. A região faz parte do novo mapa turístico, com previsão de lançamento ainda no primeiro semestre, do MTur (Ministério do Turismo) – que define as regiões turísticas do Brasil aptas a receber mais investimentos para melhoria de infraestrutura e qualificação do atendimento ao visitante. 

Até o momento, o MTur já repassou para o Estado da Paraíba R$ 412 milhões para obras de infraestrutura turística. Na região das trilhas dos potiguaras o recurso auxiliou na construção de um portal na Baía da Traição e a pavimentação em paralelepípedos,no município de Lucena (Forte Velho).

Na região com 66 quilômetros de área protegida de remanescentes de Mata Atlântica viviam tribos indígenas dos Potiguaras, que datam do ano de 1.501. O local abriga hoje 32 aldeias e mais de 20 mil representantes da etnia, além de seis praias. Apesar de ainda pouco conhecido, o destino conta com hotéis e pousadas. Para facilitar o acesso foram construídas as estradas de Forte Velho e de Barra de Camaratuba pelo Governo do Estado.

Ainda como parte da estruturação da região, recentemente 30 empresários foram capacitados pela Secretaria de Turismo da Paraíba, em parceria com o Sebrae. A qualificação será estendida para um total de 300 pessoas que poderão aprender sobre condução ambiental local, marketing na web voltado para artesanato e excelência no atendimento ao turista.

“O projeto de desenvolvimento do turismo no litoral norte da Paraíba possibilita que os municípios possam se estruturar para receber cada vez melhor o turista, dando condições para que a região se posicione de forma mais competitiva e o Estado possa diversificar sua oferta turística”, afirma Gabrielle Andrade, coordenadora-geral de mapeamento e gestão territorial do turismo.

A Paraíba conta hoje com 11 regiões turísticas no Mapa do Turismo e 137 municípios, mas essa quantidade deve mudar, pois o Mapa do Turismo Brasileiro está passando por reformulações.

Serviço
paraiba.pb.gov.br