O Ministério do Turismo (MTur) inaugura, a partir do dia 5 de setembro, a segunda etapa do ciclo de debates que abordam a prevenção e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo da ação é sensibilizar profissionais ligados ao turismo, como empresários de hotéis, bares e restaurantes, entidades ligadas à saúde e demais setores interessados no tema, como estudantes, policiais e educadores.

A cidade de Aracaju (SE) inicia a jornada de encontros, nos quais Adelino Neto, coordenador-geral de Proteção à Infância do MTur, apresenta a campanha Proteja Brasil, que estimula a população a prevenir e denunciar possíveis violações de direitos de menores por meio do Disque 100, ou pelo aplicativo distribuído gratuitamente pelo Google Play ou App Store. Professores, gestores públicos, líderes comunitários e demais entidades que participam do encontro podem ter acesso ao Manual do Multiplicador.

No primeiro semestre, os encontros foram realizados nas 12 cidades que sediaram os jogos da Copa do Mundo e mobilizaram, diretamente, cerca de duas mil pessoas. Foram distribuídas mais de meio milhão de peças de material publicitário, folhetos e adesivos a bares, hotéis, Centros de Atendimento ao Turista, rodoviárias e aeroportos de todo o Brasil.

Entre janeiro a julho, o canal de denúncias Disque 100 registrou 12.471 casos de violência sexual. Uma parte considerável delas (3.067) refere-se à exploração sexual de crianças e adolescentes. As meninas são as principais vítimas identificadas (46,43%), de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos. As denúncias são encaminhadas para o conselho tutelar, polícia civil ou militar. Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Infância e Juventude avaliam e repassam para o acompanhamento das promotorias de infância.

Confira a agenda das palestras, ainda sujeita a alterações:

05/09 – Aracaju (SE)
19/09 – Florianópolis (SC)
10/10 – Teresina (PI)
17/10 – João Pessoa (PB)
31/10 – São Luís (MA)
07/11 – Maceió (AL)
14/11 – Vitória (ES)
19/11 – Brasília (DF)
28/11 – Goiânia (GO)
06/12 – Belém (PA)

Serviço
www.turismo.gov.br