Qualificação profissional para atender as necessidades do mercado. Com este objetivo o Pronatec 2017 está com as inscrições abertas desde o início do ano. A Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio está fazendo a ligação, entre o Ministério do Turismo e os municípios do interior, para as inscrições nos cursos direcionados ao segmento turístico no Rio de Janeiro.

Os técnicos da Diretoria de Planejamento e Projetos da Setur-RJ/TurisRio atuam na seleção dos municípios contemplados, seguindo critérios pré-estabelecidos pelos Ministérios do Turismo e da Educação. A quantidade de vagas oferecidas também foi viabilizada após estudo de demanda.

Para Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, o eixo relacionado ao segmento turístico é um dos que mais necessitam de profissionais qualificados para atender a demanda. "A atividade turística tem crescido muito no interior do Rio de Janeiro. Há cidades onde os empresários tem grande dificuldade para conseguir profissionais graduados para preencher as vagas em seus estabelecimentos. Cabe lembrar que a infraestrutura da rede hoteleira do interior do Estado é de 38 mil quartos de hotéis. Esse número gera mais de 70 mil empregos. Os cursos são um pleito constante não apenas dos proprietários de empresas, como também dos gestores municipais de turismo", aponta Felix.

Os interessados em pleitear as vagas devem entrar em contato com as secretarias de Turismo de seus municípios. Para participar os candidatos devem ter o curso fundamental completo. Entre as cidades que já se inscreveram no sistema do Ministério do Turismo estão Armação dos Búzios, Cabo Frio, Resende, Paraty, Paraíba do Sul, Nilópolis, Vassouras, Guapimirim, Campos dos Goycatazes e Tanguá.

As inscrições acontecerão em quatro lotes. Os dois primeiros já estão abertos. O terceiro terá início em outubro e o último no início de 2018. Os cursos técnicos, oferecidos pelo Pronatec, são de aperfeiçoamento para preparar o profissional para diversas áreas do mercado de trabalho.

* Crédito da foto na capa: divulgação/Ascom Setur