É uma boa saída para aumentar a taxa de ocupação. O Lindner Grand Hotel Beau Rivage, localizado em Interlaken, na Suíça, promove de sexta a domingo um jogo onde os hóspedes se transformam em atores e atrizes de uma história. Esse é o mote do Mistério nos Finais de Semana. Cerca de 80 pessoas se hospedam no hotel a cada fim-de-semana para jogar.


Fachada do hotel onde é encenado o jogo, na Suíça
(foto divulgação)

O enredo, que esse ano gira em torno de uma feira de segurança, se desenvolve como uma peça com suspeitas por todos os lados até que um corpo surge na cena do crime. Infiltrados entre os ‘jogadores’ estão 18 atores, à primeira vista impossíveis de se distingüir, mas que acabam dando as caras mais cedo ou mais tarde como os assassinos ou suas vítimas.
Para ajudar a entrar na trama, os hóspedes se tornam expositores de produtos de segurança para a feira. Porém, antes de começar a exposição, os participantes são convidados a se deliciarem com um jantar completo. Eles também têm a chance de tentar bancar o ladrão e roubar um diamante protegido por uma parede de laser.
História
A cada temporada há um tema novo, e os principais papéis são feitos, principalmente, por ex-hóspedes. Segundo o hotel, ‘o encenamento é escrito e coreografado pelos organizadores, o grupo Fata Morgana’. O líder do projeto é o cantor/autor/inventor de jogos Urs Hostettler, que escreve os scripts do Mistério nos Finais de Semana.
O jogo já se baseou em temas tão variados como um talk show de TV, uma feira de livros, uma feira de inventores e assassinatos. Na maioria dos finais de semana o alemão é a língua predominante.
Apoio do gerente
‘O lema da nossa companhia é ser não só a melhor, mas ser diferente’, ressalta Oliver Stoldt, gerente geral do Lindner Grand Hotel Beau Rivage. ‘Ter uma peça encenada em um hotel cinco estrelas na Suíça é bem diferente’, completa Stoldt, que se propôs a ser o anfitrião dos crimes quando o Fata Morgana ficou sem teto para encenar seus mistérios.
O jogo fica em cartaz no hotel até o final de maio, quando a equipe da companhia de teatro Fata Morgana pára no verão e aproveita para criar novos roteiros. (Claudio Schapochnik)

Serviço
Mistério nos Finais de Semana ? até maio de 2004
Lindner Beau Rivage Grand Hotel
Preço: cerca 500 francos suíços e inclui duas noites de hospedagem, dois jantares e café da manhã
www.lindner.de
www.fatamorgana.ch