Alberguistas com o castelo Rotberg (à dir.)
(foto divulgação)

A Suíça oferece uma grande opção de hospedagem em lugares históricos ou construídos há séculos, como castelos, a um preço, nem por isso, estratosférico. Essa é a proposta da Associação de Albergues Suíços. Os preços começam em 20 francos suíços (cerca de US$ 15).
Na rede dos albergues da juventude suíços, prédios históricos foram transformados em albergues e pensões por todo o país, incluindo o Castelo de Rotberg (foto acima, divulgação). Construído pela família de mesmo nome em cerca de 1200, nos últimos 70 anos tem servido como albergue e tem mais de 80 camas.
“Sou o rei deste castelo, rei da cozinha e rei dos banheiros, porque uma das minhas tarefas é limpá-los também”, diz o atual dono do castelo de Rotberg, Thomas Kraemer, em tom de brincadeira. “Minha mulher e eu temos que fazer tudo aqui, até mesmo a contabilidade”, completa ele. A família Kraemer começou a tomar conta do castelo há três anos atrás.
O castelo abriga mais 80 pessoas e geralmente é tomado por excursões escolares, viajantes independentes e também aqueles que querem passar uma noite como rei. Situado a 15 quilômetros a sudoeste de Basel, na região das montanhas Jura, foi construído pela família Rotberg no século XIII.
Depois de séculos de negligência e pilhagem, a restauração e transformação em um albergue aconteceu na década de 1930. “Infelizmente, nenhuma planta ou registro do castelo original foi poupado, e a reconstrução se deu a base de muita imaginação”, explica Corina Kraemer, mulher de Thomas.
Além desse castelo, há diversas outras opções de hospedagem. Em Schaffhausen, o casarão do século XVIII conhecido como Schaffhausen Hostel tem vista para as cataratas do Reno e foi imortalizado no livro de 1914 de Herman Hesse, Rosshalde. Soluthurn, localizada há 90 quilômetros de Zurique, converteu, há nove anos, a Casa de Comércio e Tradição em uma charmosa hospedaria no centro antigo da cidade.
Para os esquiadores em Leysin há a opção de ocupar uma das 36 camas do albergue Hiking Sheep, que foi construído no século 19 e está apenas alguns minutos do ski lift da estação. No Riviera Lodge, em Vevey, que também é do séc. 19, a localização é perfeita: às margens do Lago Genebra. Foi completamente renovado em 1997 e acomoda até 60 pessoas.
(Claudio Schapochnik)

Serviço
www.sjh.ch
www.swissbackpackers.ch