Nobile Hotéis - Roberto BertinoA internacionalização da rede está nos planos para 2018

A Nobile Hotéis fechou 2017 com números para celebrar. No ano passado, a rede de Brasília inaugurou 22 hotéis, não perdeu nenhuma unidade e faturou R$ 264 milhões, alta de 60,9% frente a 2016, quando as receitas somaram R$ 164 milhões. Para 2018, quando a empresa celebra 10 anos de fundação, o objetivo é obter um faturamento de R$ 320 milhões, com um horizonte inicial de 15 empreendimentos no pipeline. Novidades, contudo, devem aparecer, incluindo aberturas internacionais, revela o presidente da companhia, Roberto Bertino.

“Temos um novo sócio que vai direcionar nossa expansão na América do Sul. Temos quatro ou cinco hotéis independentes que estamos paquerando com ajuda dele. No Uruguai, especificamente, seria um novo empreendimento”, afirma Bertino, destacando que, no radar da Nobile Hotéis, estão os mercados do Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai e Colômbia. “A ideia é expandir na América do Sul com todo nosso portfólio de marcas, incluindo Red Roof e Wyndham”, completa.

A Nobile Hotéis encerrou 2017 com um inventário de 52 hotéis em operação, totalizando mais de 8 mil quartos. A empresa administra ainda R$ 2,2 bilhões em patrimônio dos investidores dos seus hotéis, que operam 14 diferentes bandeiras próprias, além das marcas internacionais do Wyndham Hotel Group e da Red Roof

“A esmagadora maioria dos nossos hotéis é contrato de gestão. Temos apenas um acordo de franquia”, explica Bertino, ressaltando que o segredo do sucesso passa por três pontos. “Quando passamos a gerir um hotel, duas métricas são fundamentais para nós: redução de 21% dos custos e aumento de 10% na receita. Ainda assim, são as pessoas certas que fazem o negócio acontecer”, completa.

Em 2017, os principais indicadores da hotelaria foram positivos e refletiram o bom faturamento. Enquanto a diária média cresceu 4% frente a 2016, para R$ 238, a ocupação subiu seis pontos percentuais, fechando em 80%. Já o RevPar expandiu-se 5,4%, para R$ 173. 

Nobile Hotéis: internacionalização

Citado nominalmente por Bertino, Diego Filardi é o novo diretor de Desenvolvimento para América Latina. Em entrevista exclusiva do Hotelier News, o executivo destacou que o plano é ter 1 mil quartos no Cone Sul (Argentina, Chile e Uruguai) em dois anos – algo em torno de 10 empreendimentos.

“Os mercados argentino e chileno são os focos principais neste primeiro momento. Os mercados midscale e econômico nestes países têm grande potencial”, afirma Filardi, destacando que cerca de 70% dos empreendimentos são independentes na região. “Trabalharemos com três produtos: soft brand, porque muitos dos proprietários querem manter suas marcas; contratos de gestão; e acordos de franquia”, revela.

“Nosso objetivo é introduzir e deixar nossas marcas em toda América do Sul para depois, quem sabe, chegar até ao México e a América do Norte”, finaliza Rafael Guaspari, diretor sênior de Desenvolvimento da Nobile Hotéis.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Nobile Hotéis