noruegaFiorde de Hjorundfjorden, uma das formações naturais da Noruega 
(foto: Visit Norway /Havard Myklebust)

A cena é a mesma em todos os quadros, seja com jovens mochileiros, crianças acompanhadas pelos pais, ou por um casal de idosos. Os personagens que fazem parte do vídeo de promoção turística da Noruega aparecem em diferentes cenários, expressando sempre a mesma reação: o grito. Apesar do estranhamento inicial, a produção termina com a explicação da referência que inspira o roteiro, o quadro mundialmente famoso do pintor noreguês Edvard Munch.

A ideia é apresentar um ícone cultural do país nórdico como forma de criar identidades mais próximas à outras nações que pouco conhecem sobre a realidade estrangeira. Na tentativa de estreitar essas relações, focando maior participação do mercado nacional, representantes do escritório do turismo norueguês estiveram recentemente em visita ao Brasil para fazer o lançamento oficial do destino.

Entre as atrações locais mais indicadas, os fiordes são considerados parada obrigatória aos visitantes. Esta é a denominação dada aos vales constituídos por grandes entradas de mar entre altas montanhas rochosas. A importância das formações norueguesas é tamanha que duas delas já foram listadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Outro fenômeno natural muito popular na região é a aurora boreal, indicada para ser apreciada durante o período do inverno. A observação das luzes esverdeadas com bordas cor de rosa é possível nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial com a alta atmosfera da Terra.

Situado no norte da Europa, na Península Escandinava, o país ainda é uma opção cara para os brasileiros. As viagens que incluem a Noruega costumam fazer parte de pacotes que incluem outros locais próximos, como a Suécia e a Dinamarca. Neste momento de aproximação com o mercado nacional a estratégia é criar opções segmentadas, voltadas a nichos turísticos como ecoaventura, roteiros históricos ou românticos.

Conheça um pouco mais do país nórdico nas fotos de divulgação do destino. 

Serviço
www.visitnorway.com