O cearense Manoel Linhares, com sua diretoria, assume nesta semana a presidência da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis). A equipe entra em meio a um dos maiores debates acerca da regulamentação de plataformas de reservas e imóveis residenciais utilizados como meios de hospedagens. O novo presidente deixa claro que a regulação e a discussão desses serviços continuam sendo prioridade em sua gestão. 

Linhares afirmou que vai investir na promoção do associativismo como forma de debater e encaminhar pleitos do setor hoteleiro. A proposta é trabalhar a ABIH Nacional juntamente com as ABIH's estaduais, realizando troca de informações e experiências e defendendo ainda mais a hotelaria. 

Dentre as novidades, está a volta do Conotel (Congresso Nacional de Hotéis), que acontece este ano em Fortaleza. Essa iniciativa, segundo o presidente, tornará ainda mais conhecida as demandas de diferentes destinos. Espera-se que a rotatividade amplie a visão de negócios com as particularidades de cada local. Em parceria com a ABIH-CE, é estimado reunir aproximadamente quatro mil pessoas e estender a programação com a feira Equipotel Regional, que conta com a presença de fornecedores da hotelaria de diferentes áreas. "A ideia é aproximar empreendedores, gestores e executivos do setor de hospedagem e afins com as empresas que oferecem serviços e produtos para o mercado de hospitalidade”, explicou.

A nova diretoria é composta por nomes reconhecidos no setor de turismo e hotelaria. Como vice-presidente, Luciano de Castro Carneiro, ex-presidente da ABIH-GO. Na diretoria administrativa está Manoel Lisboa Barbosa, ex-presidente da ABIH-SE. Como vice-presidente administrativo, Artur Maroja da Costa Pereira Filho, presidente da ABIH-PE. Vanessa Pires Morales, presidente da ABIH-GO, foi escolhida como diretora financeira. Na vice-presidência financeira, Henrique Lenz Cesar Filho, ex-presidente por dois mandatos da ABIH-PR.

Érica Campos Drumond, presidente da ABIH-MG, assume a diretoria da área operacional e José Reinaldo Ritter, que já presidiu a ABIH–RS, a vice-diretoria operacional. O conselho fiscal é formado por Eduardo Fontes Neto; ex-presidente da Associação Comercial de Itabuna; Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ; Mauro José Luna de Vasconcelos, presidente da ABIH-AL; Gustavo Aride Guimarães, presidente da ABIH-ES ; Clóvis Armando Lemos Carneiro, presidente da ABIH-PA e Enry Saint Falbo Junior, vice-presidente da ABIH-SP.

*Foto de Capa: Divulgação/ABIH Nacional