Brooklin Bridge - Nova YorkFoi o oitavo ano consecutivo de alta na visitação

Pelo oitavo ano consecutivo, Nova York, nos Estados Unidos, registrou crescimento no número de turistas. Ao todo, 62,8 milhões de pessoas visitaram a Big Apple, aumento de 2,3 milhões em relação a 2016. Esse fluxo turístico foi dividido entre 49,7 milhões de visitantes nacionais e 13,1 milhões internacionais, ambos recordes históricos. Os dados foram divulgados hoje (22) pelo prefeito Bill de Blasio e pela NYC & Company, organização oficial de marketing do turismo local.

No total, o fluxo turístico cresceu 3,8% em relação a 2016, quando Nova York recebeu 60,5 milhões de visitantes. Em paralelo, a visitação doméstica avançou 3,9% na mesma base de comparação, enquanto a presença de turistas internacionais subiu 3,4%. 

“Mesmo com todos os ventos contrários da Casa Branca, atraímos um número recorde de visitantes. Isso é uma prova da força do nosso setor de turismo e dos valores de nossa cidade”, comenta de Blasio. "O turismo continua a ser uma peça central da economia de Nova York, e temos a sorte de continuar a bater recordes de visitantes ano após ano", acrescenta Emily Rafferty, presidente da NYC & Company.

Nova York: outros números

Nova York teve um pipeline de aberturas hoteleiras bastante ativo. Só no ano passado, a cidade ganhou 4 mil novo quartos, elevando o total para quase 116,5 mil acomodações. Segundo números da NYC & Company, um recorde de 36,4 milhões de diárias foram vendidas em 2017, alta de 4,5% em relação a 2016.

A previsão de 2018 do órgão de turismo de Nova York é de mais um ano de crescimento, o que seria o nono consecutivo. Segundo a NYC & Company, é prevista uma expansão de 3,7% no fluxo turístico, chegando a 65,1 milhões de visitantes.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros