Vista da capital colombiana, Bogotá
(foto: divulgação / Proclombia / FTI Consulting) 

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou durante a abertura do encontro anual da World Travel Organization (WTO), nesta semana, em Medellín, na Colômbia, que irá estender os incentivos de impostos para impulsionar o desenvolvimento na infraestrutura turística no país. “Hotéis e restaurantes fazem parte do setor que é o terceiro da lista no recebimento de recursos internacionais na Colômbia. Queremos estimular ainda mais o desenvolvimento de projetos hoteleiros, por isso estamos oferecendo a isenção total do imposto de renda por 30 anos, para os projetos que iniciem suas obras antes de 31 de dezembro de 2017”, declarou Santos.

A expectativa do governo é que com a ação sejam gerados 300 mil empregos no setor já em 2018, fortalecendo alguns destinos turísticos como Cartagena, Ilha de San Andres, Santa Marta e a Zona do Café.

Desde 2010, foram abertos 175 hotéis na Colômbia, resultando em 20 mil novas UH’s. Com a isenção do IR, a expectativa é que 46 novos empreendimentos sejam abertos nos próximos quatro anos.

Santos também anunciou planos em relação ao aumento da malha área e na melhoria da infraestrutura aeroviária e rodoviária. A meta é modernizar 58 aeroportos e investir em novas estradas.

Paz = + turismo
Outro assunto abordado pelo presidente colombiano é sobre a questão da instauração da paz na Colômbia, ação na qual ele acredita que impulsionará o turismo, pois o país ainda é visto pelos turistas internacionais como sede de grupos guerrilheiros como a Farc e ELN.

Santos afirma que seu maior objetivo é melhorar a reputação da Colômbia, impulsionando o turismo com a pacificação. “Com a paz as oportunidades se multiplicarão e toda a energia e o esforço dedicados à guerra serão direcionados aos programas sociais. O turismo é uma indústria que beneficia a todos, não podemos negar a situação de que muitas pessoas ainda não vêm para cá por estarmos na lista de países que possuem conflitos armados”, ressalta o presidente.

Segundo dados divulgados pelo World Travel and Tourism Counci (WTTC)l, o segmento do turismo agrega 5,8% ao PIB da Colômbia, com cerca de US$ 23 bilhões – no Brasil, a WTTC divulga, em seu relatório que o percentual é de 9,3% (US$ 209 bilhões).

Em 2014, a Colômbia registrou quase 125 mil visitantes brasileiros, com crescimento de 39% em relação ao ano anterior. No primeiro semestre de 2015, o número de turistas do Brasil naquele país foi de 71 mil pessoas, um incremento de 26,1% quando comparado com o mesmo período de 2014, com 56.503 visitantes.

Serviço
colombia.travel