novotel_morumbiA fachado hotel que passou a utilizar o sistema de reaproveitamento da água
(foto: divulgação)

A unidade hoteleira Novotel Morumbi, situada na capital paulista implantou, por intermédio do programa global de preservação ao meio ambiente Planet 21 – da Accor Hotels, proprietária da marca -, um sistema que permite tratar 100% da água utilizada no empreendimento antes que ela seja despejada no esgoto.

O projeto começou a ser posto em prática em julho último e custou cerca de R$ 247 mil.

O sistema é composto por três tanques: um biológico aeróbio, um anaeróbio e uma unidade de decantação, cada um com uma fase de tratamento.

O processo se dá por consumo de matéria orgânica através de microrganismos, no qual o próprio microrganismo do esgoto gerado decompõe o DBO/DQO (Demanda Bioquímica de Oxigênio e Demanda Química de Oxigênio) – componentes que poluem o meio ambiente.

Desta forma, aumenta a colônia dos microrganismos que ficam armazenados e descartados a cada seis meses, onde todo fluído descartado, um composto orgânico – não prejudicial ao meio ambiente – será entregue para uma empresa como fonte de matéria orgânica e nutriente.

Diariamente serão tratados cerca de 45 m³ de esgoto, o equivalente ao descarte por 56 dias em uma residência de quatro pessoas.

Serviço
www.accor.com