Segundo dados oficiais do DZT (Centro de Turismo Alemão), divulgados pela matriz da entidade, o país europeu voltou a apresentar aumento no fluxo de turistas brasileiros. Entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 16,3% comparado ao mesmo período de 2016, o que representa 587 mil pernoites de viajantes oriundos do Brasil em solo germânico.

O número de setembro chama a atenção. Somente no nono mês, o acréscimo foi de 18,8%, também na comparação com período idêntico no ano passado.

De acordo com Margaret Grantham, diretora do DZT para o Brasil, a capital alemã, Berlim, é a mais visitada por turistas brasileiros, tendo registrado crescimento de 14,3 % (181.940 pernoites) de janeiro a setembro de 2017 em relação ao mesmo período do ano anterior. Já Munique, capital da Baviera, recebeu, entre janeiro e setembro deste ano, 38.224 turistas com origem do Brasil, soma equivalente a aumento de 21,3% em relação ao mesmo período de 2016. No total, foram 101.832 pernoites (+25,5%) com permanência média de 2,7 noites.

O Centro de Turismo estima que em 2018 os índices sejam ainda melhores. Para isso, o planejamento de divulgação daquele país quer focar na gastronomia como chamariz de viajantes. Algumas ações nesse sentido devem ser organizadas durante o ano para fortalecer a imagem de destino bom para o paladar também.

* Foto de capa: Filip Calixto