O ano de 2017 se mostrou bastante interessante para o turismo mexicano, pelo menos quando analisados os números da temporada. Segundo informado pelo Visit Mexico, a presença de turistas internacionais naquele país cresceu 11,6%  de janeiro a setembro e os brasileiros têm boa participação nisso: alta de 23% sobre o número geral do ano passado.

O top 5 de países que o México vem percebendo maior crescimento no número de visitantes é Argentina, Brasil, Chile, Holanda e Japão.

Os destinos de praia têm sido os mais procurados. Cancun e Riviera Maya que sempre foram o foco, continuam crescendo em seu número de turistas, mas outros destinos despontam nas intenções de viagem. Los Cabos, no Pacífico, por exemplo, teve uma média de ocupação em julho de 77% e na média anual de 69%.

Puerto Vallarta também foi destaque, conseguindo quase 84% de ocupação na alta temporada. Acapulco, o Balneário que teve seus tempos áureos nos anos 80, voltou a engrenar e teve um crescimento de 83% nas chegadas de cruzeiros se comparado à 2013. 

* Foto de capa: arquivo HN/Filip Calixto