Jardim Botânico O Jardim Botânico, célebre ponto turístico de Curitiba, no Paraná
(foto: divulgação)

O número de turistas que visitaram o Paraná no ano passado foi praticamente o dobro do registrado há dez anos. Cerca de 13 milhões de pessoas escolheram o Estado como destino turístico em 2011. Na década, a receita gerada pelo setor também cresceu  mais de 400%. Os dados são de pesquisa feita pela Secretaria de Estado do Turismo.

Há dez anos, aproximadamente 5,6 milhões de turistas visitaram o Paraná.

Das 13,2 milhões de pessoas que passaram pelo Estado no ano passado, cerca de 11,9 milhões vieram de outros estados. Mesmo assim, o número de turistas internacionais vem crescendo e registrou 1,2 milhão de viajantes no ano passado.

Na pesquisa, realizada anualmente pela Secretaria de Estado do Turismo, são usados dados de embarque e desembarque de aeroportos e rodoviárias, registros das secretarias municipais de turismo, contagem de tráfego em estradas e pesquisas de campo da própria secretaria.

A receita gerada pela atividade turística no Estado cresceu proporcionalmente ao número de turistas. No ano passado, o setor chegou ao faturamento de R$ 7,9 bilhões. O valor é quase cinco vezes maior que o de 2001, cerca de R$ 1,7 bilhão.

Os principais destinos turísticos do Paraná continuam sendo Curitiba e Foz do Iguaçu. Os dados da Secretaria do Turismo mostram que 25,2% dos viajantes que vieram para o Estado em 2011 escolheram a capital como destino. Foz recebeu 20,3% do total de turistas.

De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em 2010, o Paraná é o quarto Estado mais visitado do Brasil. Curitiba é a terceira em Negócios & Eventos.

Serviço
www.turismo.pr.gov.br