As previsões da direção da Abracorp e das associadas se confirmaram, com a divulgação da movimentação de vendas do 3º trimestre de 2017. O resultado financeiro saltou de R$ 2.736.456.217 para R$ 3.010.952.011; percentual positivo de 10%.

Os segmentos aéreos nacional e internacional lideraram o conjunto de vendas, com crescimento respectivo de 13,4% e 20,2%. Em valores, o aéreo nacional evoluiu de R$ 1.051.859.366 para R$ 1.192.886.682. E o internacional de R$ 814.805.710 para R$ 979.205.334.

O Mkt-share do aéreo nacional, em bilhetes emitidos, apontou a liderança da GOL, com 31,6%. Seguiram-se Latam (28,4%); Azul 23,2%; e Avianca (15,8%). Em faturamento, Gol ficou com 32%; Azul 27,7%; Latam 27,4% e Avianca 12,1%. A tarifa média avançou de R$ 598 para R$ 606, com variação positiva de 1.3%.

No aéreo internacional, Latam registrou 16,7% do faturamento, seguida pela American Airlines (11,6%); Demais (9,6%); Airfrance (9,4%); Lufthansa (7,5%) e United (7,4%).

A hotelaria nacional e internacional ainda apresentou queda, mas em ritmo menos acentuado. O segmento nacional recuou 1,9% no 3º trimestre de 2017, em comparação com o mesmo período de 2016. Ou seja: de R$ 499.766.261 para R$ 490.467.110. O internacional caiu 3,2%, de R$ 99.816.762 para R$ 96.592.299.

O Mkt-Share da hotelaria nacional teve o seguinte comportamento: Hotéis Independentes – 34,8%; Outras Redes – 22%; Accor – 12,7% e Atlantica – 7,2%. Já na Internacional, Independentes e Outras Redes empataram. Com 39% cada. Hilton – 6,4%; Accor – 5,4%; Brokers – 5,1% e IHG – 5,1%.

* Foto de capa: Pixabay/geralt