(foto: imoveissustentaveis.com.br)

Um levantamento feito pelo TripAdvisor com os hoteleiros cadastrados em sua página de administrador revelou algumas tendências nacionais e internacionas do setor. Além do uso de mídias sociais e a geração de empregos, a pesquisa mostrou ainda o que os meios de hospedagem estão fazendo quando o assunto é sustentabilidade.

A troca de lâmpadas pode modelos mais econômicos foi a medida campeã entre as ações mais praticadas pelos empreendimentos participantes do levantamento: 70% dos hotéis do mundo já pôs isso em prática. Em segundo lugar está a reutilização de roupas de cama e toalha, com 62% das adesões.

Ações mais abrangentes – que poderiam já fazer parte do planejamento das unidades e gerar resultados mais eficientes – ainda são adotadas por menos hotéis. É o caso do desenvolvimento de um plano de economia de energia (que vá além das lâmpadas), realizado por pouco mais da metade dos entrevistados – 56% -, e a adoção de um sistema de limpeza sustentável, feita por 52% dos hotéis.

No Brasil, 87% dos hoteleiros participantes afirmaram que pretendem por em vigor alguma prática sustentável em seus empreendimentos. Uma parte significativa dos administradores e proprietários, no entanto, não divulgam ao público suas ações: eles somam 34% do total.

Serviço
www.tripadvisor.com.br