João Cazeiro está na GJP há quase dois anos
(foto: Peter Kutuchian)

O Hôtelier News conversou com João Cazeiro, gerente nacional de Vendas para os mercados Corporativo e Eventos da GJP Hotels & Resorts. O encontro foi durante um almoço no Prodigy Grand Hotel & Suites Berrini, empreendimento vizinho da redação do site de notícias. O executivo falou sobre a demanda atual de perfil dos profissionais de vendas, de sua carreira e do que almeja para o futuro. Confira.

Perfis na atualidade
Sobre o perfil dos profissionais de vendas da atualidade, João disse que eles precisam estar focados em relacionamento, tecnologia e ter rapidez na tomada de decisões, além de entender como os millennials atuam no consumo. “Os profissionais precisam ser multi segmentados, conhecer idiomas, terem foco e, principalmente, entender como os clientes pensam e o que eles necessitam."

Para ele, as visitas rotineiras aos clientes precisam ter também um foco. "Ninguém hoje em dia tem tempo para receber uma visita de simples cortesia, a fase do simples cafezinho passou. A demanda de mercado exige que uma visita, por exemplo, traga uma solução para uma necessidade da qual o executivo de vendas já deve saber antecipadamente, por isso o relacionamento é importante", comentou.

Alem de tudo isso, João enfatizou que o profissional precisa ter um conhecimento geral do que acontece na economia, entretenimento e cultura para que, paralelamente, sugestões, ideias e respostas às necessidades do cliente sejam apresentadas. "Vender ficou mais difícil agora. É preciso ter uma ciência embutida nas simples ações", completou.

Carreira
A base da carreira hoteleira de João Cazeiro foi desenvolvida na AccorHotels entre o período de 2003 e 2009. Na rede francesa ele começou na Central de Reservas, depois atuou no departamento de Fidelização, como promotor de Vendas, gerente de Contas de empreendimentos em Gramado e Foz de Iguaçu, até chegar a gerente de Vendas do atual Novotel Florianópolis (ex-Sofitel).

Em 2009, ele teve uma breve passagem no Grupo Rio Quente, indo no mesmo ano para a Blue Tree como gerente de Vendas das unidades Berrini (atual Prodigy) e Verbo Divino. Na rede de Chieko Aoki ele permaneceu até 2014, quando foi para o Canadá aperfeiçoar o idioma inglês e onde trabalhou na área de Eventos do Hotel Montecassino, em Toronto.

Em dezembro de 2014 ele voltou para São Paulo e entrou na rede de Guilherme Paulus como gerente de Vendas do Prodigy Berrini e regional São Paulo. Em julho deste ano, ele foi promovido para gerente nacional para o mercado Corporativo e Eventos, coordenando uma equipe de 14 pessoas. além dos profissionais que atuam nas unidades.

Formação e planos futuros
Formado em Turismo com ênfase em Hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi, João tem também formação em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Sobre o futuro ele diz que deseja continuar na área comercial. “No passado queria assumir uma gerência geral mas desisti, quero permanecer no comercial e galgar uma diretoria, mas para isso preciso me preparar”, diz.

Contato
gjphotels.com