Virgínia Fernandez Trapa, gerente de projetos da OMT 
(foto: Giulia Ebohon)

O cenário e os deslocamentos dos países no cenário do turismo internacional foram apresentados por Virgínia Fernandez Trapa, gerente de projetos da OMT (Organização Mundial do Turismo), durante um ciclo de palestras que integraram o 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que ocorreu em Maceió (AL) neste final de semana. Na ocasião, a profissional expôs que, as chegadas de turistas internacionais no mundo, deverão atingir 1,8 milhão até 2030 e que ainda haverá uma aproximação dos países emergentes das atuais potências do segmento.

Conforme explica Virgínia, o turismo representa 9% do PIB global e, nos últimos anos, países da Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico estiveram entre os maiores responsáveis por essa colocação. Contudo, o que se observa ao analisar gráficos é que, embora o ritmo do turismo até 2030 se mostre moderado, a atuação de países da América Latina, Ásia, África, Europa Central e Oriental deve aumentar.

As regiões emergentes devem ganhar 30 milhões de turistas, frente aos 14 milhões dos destinos com maior demanda. No continente americano, a América do Sul é a que cresce em ritmo mais acelerado do que os outros blocos de países.

Frente a essa estimativa, a projeção exposta por Virgínia é de que as economias não só se igualem em longo prazo, mas que em 2030, essas regiões em crescimento superem as mais desenvolvidas em 58%.

“Atualmente 1/3 da população mundial viaja, em 2030 isso vai aumentar para 2/3. Este acréscimo significativo vai contribuir para uma redistribuição do turista pelo globo”, afirma Virgínia.

A palestra que antecedeu a realizada pela OMT foi realizada por represetantes do MTur e apresentou as metas e expectativas para incentivar o turismo no Brasil e alavancar sua comercialização, conforme noticiado pelo Hôtelier News. 

Serviço
www.unwto.org