O Airbnb é uma plataforma que, explicando de forma mais simples possível, oferece um teto para viajantes que estão a milhas de distância de seus lares, missão que pouco se difere da hotelaria, exceto pelos serviços adicionais oferecidos. 

No entanto, segundo Chip Conley, hoteleiro com mais de 30 anos de experiência na indústria da hospitalidade, há "algo mais" no núcleo do Airbnb que o torna tão bem-sucedido. 

Para o executivo, que fundou em 1987 a Joie de Vivre Hospitality, hoje segunda maior coleção de hotéis boutique do mundo,  e chegou à empresa em 2013 como Head of Global Hospitality and Strategy, cargo que ainda ocupa, o Airbnb é a versão mais refinada de um conceito antigo, mas que voltou aos holofotes recentemente, que é o da "experiência de hospedagem tão importante quanto o local onde se fica".

Durante um painel realizado na San Francisco´s World Fair Nano, evento que reúne empresas e cases "futuristas", Conley pontuou alguns elementos que fizeram da plataforma uma empresa de US$ 30 bilhões.

"Quanto mais você viaja, mais você anseia por experiências personalizadas e que sejam únicas, afinal não há nada mais pessoal do que ficar na casa de uma outra pessoa. Hotéis de luxo perceberam essa necessidade do viajante, mas foi o Airbnb que levou a ideia dez passos adiante, fazendo com que esses viajantes realmente se sentissem como parte dos destinos que visita", explicou o executivo.

"Acredito que o futuro da hospitalidade reside no passado da hospitalidade. É a ideia de como podemos fazer as pessoas sentirem que estamos fazendo algo por eles ao invés de algo para eles", complementou.

Conley também admitiu que o conceito de compartilhamento de casas já existia anos antes do advento do Airbnb. A capacidade de viajar e as preferências de hospedagem, essas sim, de acordo com o executivo, mudaram drasticamente e foram a deixa para que o Airbnb explorasse esse desejo por uma experiência personalizada e o tornasse uma opção universal para viajantes de todo o mundo.

Serviço
airbnb.com

* Crédito da foto: Pixabay/stevepb