Há coisas que apenas a natureza pode proporcionar…
(fotos: Thais Medina) 
Ahhh, o pôr-do-sol… Os hotéis investem cada vez mais em infraestrutura diferenciada para atrair hóspedes, mas a experiência de vivenciar momentos com um pôr-do-sol como este ao fundo vale mais que um apartamento reformado ou uma nova piscina.Por Thais Medina*

Belas paisagens, muito entretenimento, comida saborosa e um atendimento exemplar – além de uma ajudinha da natureza com paisagens exuberantes. Bem-vindo ao Paradise Golf & Lake Resort, em Mogi das Cruzes, a apenas 70 km da capital paulista e 40 minutos do Aeroporto Internacional de Guarulhos. 


A entrada para o resort fica na Rodovia Engenheiro Cândido
do Rego Chaves, com bom capeamento e placas indicando o hotel
Normalmente, quando um hotel oferece campo de golfe, primeiro é criada a estrutura para hospedagem para na sequência ser implantada a prática do esporte. Porém, no Paradise a ordem foi inversa. As unidades habitacionais surgiram da necessidade observada pelo proprietário do campo de golfe de receber amigos e golfistas.Quando o local já estava estruturado com cerca de 150 apartamentos, passou a ter contrato de administração com a Blue Tree Hotels, que identificou que o terreno de 1,2 milhão m² precisava de mais apartamentos e, após um período, de salas de convenções para que sua rentabilidade fosse aumentada.

O grupo de Chieko Aoki ficou à frente do empreendimento por cinco anos. Após o período, o proprietário decidiu tocar o meio de hospedagem independentemente por um tempo e há dois anos e meio contratou a HM (Hotels Management) para o trabalho. Jaime de Oliveira Santos assumiu a gerência geral do Paradise em novembro de 2008, já com a missão a curto prazo de organizar o Natal e réveillon daquele ano com shows de Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Jorge Versillo e Família Lima, entre outros.

A nova administração criou um máster plan, que contemplou a definição do novo conceito do empreendimento, deixando de ser voltado somente para convenções e apresentando-se como um resort completo. Entre as mudanças, esteve a alteração de seu nome, de Paradise Resort Golf Village para Paradise Golf & Lake Resort, além da implantação de novos serviços, como esportes náuticos, cavalgada e ciclovias, e adequações estruturais. As novidades foram exploradas no mercado com o gancho do hotel ficar próximo a São Paulo, às margens de uma represa, com campo de golfe oficial e ampla estrutura para lazer e convenções. Houve investimento ainda em marketing e vendas, mudança em sua marca, logotipo, comunicação visual, treinamento e readequação de algumas áreas.

 
Antigo e novo logos do Paradise
E as mudanças deram certo. Uma pesquisa referente ao ano passado indicou 97% de satisfação dos hóspedes. Também houve incremento de 43% nas receitas e 219% no lucro líquido. “No primeiro trimestre deste ano, registramos resultado 44% maior que o proposto em nossas metas. Em março tivemos o recorde na história do empreendimento considerando receita e lucratividade. A ocupação vem crescendo bastante por conta do trabalho que estamos desenvolvendo com agentes de viagens e organizadores de eventos. Estamos no mercado de megaeventos e hoje mantemos 70% de nossa ocupação com clientes corporativos e 30% individuais, principalmente famílias com crianças e adolescentes”, conta Oliveira.


O hotel tem quatro alas de apartamentos
O Paradise trabalha este ano com diária média de R$ 412, contra R$ 370 em 2010. No último feriado, Páscoa, recebeu mais de 1 mil visitantes, entre eles 370 crianças. Curiosidades: quando o hotel registra ocupação máxima, chega a oferecer 3,6 mil refeições por dia e a lavar 2,5 toneladas de roupas.Para manter o resort há 408 colaboradores fixos, sendo 80% deles da região. De acordo com o gerente geral, o que garante a qualidade do serviço é o trabalho de contratação desenvolvido pelo departamento de recursos humanos e a capacitação de pessoal.

Tacadas
O golfe é uma das grandes paixões do proprietário do Paradise. Um campo profissional caprichado de 18 buracos é mantido com muita dedicação e aproveitado por hóspedes e pessoas que passam o dia no meio de hospedagem para praticar o esporte. Mas não é só isso! Um novo campo com outros 18 buracos está sendo construído bem próximo ao resort, inclusive com uma estrada já criada para se chegar ao local saindo do próprio hotel. Nove desses buracos devem estar prontos até o final do ano.

Para quem quiser (e puder), o helicóptero é uma opção de
transporte para o Paradise, que conta com heliponto e
heliporto. Do Campo de Marte levam-se apenas 12
minutos para se chegar ao resort


A caminho do golfe (ou voltando dele)
com seu carrinho com tacos


Antes de ir para o campo, uma passadinha no putting
green e driving range. E o treino não é apenas para adultos
não! Tem espaço para todas as idades
 







Mesmo quem não é golfista admira as belas paisagens
proporcionadas  por areia branca, diversas
tonalidades de verde e lagos

A moda aqui é se divertir

Faça chuva ou faça sol, a diversão está garantida no empreendimento. Além de uma estrutura de invejar, monitores fazem a alegria da criançada, dos adolescentes e também dos adultos com atividades criativas e exclusivas. Que tal brincar de chapeuzinho vermelho, guerrinha de bexigas d’água, fazer oficina de artesanato ou jogar bingo? Tem para todos os gostos!


Hora de relaxar, brincar e dar muitas risadas.
Os hóspedes são divididos por faixa etária
para ficarem com os monitores, e para os que ainda
são bebês, os pais podem contratar baby sitter
Ao ar livre são muitas as atividades. Nada mal andar de pedalinho ou caiaque ao longo da tarde e apreciar as belas paisagens e o magnífico entardecer. Ao todo, 46 embarcações não motorizadas estão à disposição dos hóspedes, e há ainda a escola de vela Tom & Cat, que oferece aulas de iatismo para adultos e crianças.Tem também a cavalgada, aluguel de bicicletas para pedalar por uma ciclovia de 5 km, esportes radicais – parede de escalada e circuito de arvorismo com cinco tipos de passagens, tirolesa e rapel – e três piscinas, sendo uma delas coberta e aquecida.


 
Esportes náuticos são algumas das atrações
admiradas e aproveitadas


No Rancho Kobe ficam os cavalos usados na cavalgada

 



Para os aventureiros, parede de escalada e
arvorismo com tirolesa e rapel


Esta é a piscina do agito, na qual monitores e
muita música fazem a alegria dos hóspedes


Esta outra piscina destina-se a quem prefere ficar
em um ambiente mais calmo e silencioso
E próxima às outras duas fica a piscina coberta e aquecida,
com funcionamento até as 22h
Para os esportistas de plantão, há um complexo de tênis com 13 quadras, sendo nove delas de saibro, quadra poliesportiva, campo de futebol oficial – mais um campo oficial está sendo criado -, e um fitness center bastante completo e com instrutor, não perdendo para uma academia de pequeno porte. E depois de tudo isso, que tal uma sauna? São duas as opções: seca e a vapor.


Campo de futebol, quadras de tênis e fitness
center para se exercitar

Mas se o hóspede preferir ficar em uma área interna do hotel, mais opções de distração! Um cinema com 43 lugares e uma sala de carteado são sugestões para os adultos. E para as crianças, muitas atividades com os monitores, jogos eletrônicos e brinquedos infláveis (alguns itens são disponibilizados apenas durante feriados prolongados, quando a quantidade de famílias com crianças e adolescentes permite esse investimento).


Crianças, adolescente e adultos se divertem no espaço
para jogos montado na área de eventos

As crianças menores, então, fazem a festa em meio aos brinquedões

E tem também trenzinho para dar uma volta pelo resort

 


 
Cinema, sinuca e carteado: algumas das
opções indoor para os adultos
 

Claro que não poderia faltar o Kid’s Club, colorido e recheado de brinquedos em áreas cobertas e descobertas. Com capacidade para grandes turmas em suas mesas de “banquetes”, recebe crianças de três a 12 anos. Um de seus diferenciais é uma piscina climatizada exclusiva e apropriada para os pequenos hóspedes. Também contempla bar molhado, atividades como casa de boneca, fantoches, pintura e oficinas e playground.

 

 

 
 
 
 

Muita diversão para as crianças e descanso para os pais,
que podem curtir as atividades preferidas enquanto
os monitores ficam com seus filhos
  

Na piscina infantil, mini toboágua, decoração diferenciada e areia
 
O bem-estar familiar também foi levado em conta quando resolveu-se criar a Copa da mamadeira, com utensílios como berço, menu de papinhas e opções para preparar a alimentação do bebê. 
 


  


 
 
Ambiente agradável para as mães cuidarem de seus filhos
e alimentação saudável para os pequenos

 

 
Relaxando…
O público do estabelecimento é bem diversificado, passando por crianças e hóspedes individuais a altos executivos. Para muitos deles, uma sauna, piscina aquecida ou um treino no fitness não são suficientes. O relax fica melhor com uma massagem ou outro tipo de terapia. Essas pessoas podem recarregar as energias no Spa Homare Aroma & Terapia, com nove salas de massagens, duas de ofurô e duas de estética à beira da represa.
 
 


O ambiente de calmaria já começa na recepção do spa
As opções são para todos os gostos:Rituais indianos: Abhyanga (com óleo aquecido e banho de vapor); Udwartana (com óleo aquecido e pó de ervas e banho de vapor); Longevidade (associa massagem e alongamento); Shiroabhyanga (com óleo aquecido no couro cabeludo, pescoço, face, ombros e costas);



Sala destinada a rituais indianos

 

Rituais de massagens: Harmonia (seitai e alongamentos); Bem-estar (shiatsu); Relaxamento (com óleos); Homare (bambuterapia, toalhas quentes e outras técnicas); Aconchego (com pedras aquecidas); Toque de anjo (para bebês e crianças de até dez anos realizada pelos pais com assistência de um terapeuta); Caminho das águas (com óleos especiais); Bem querer (dreno-modeladora); Vitalidade (nos pés); Auto-estima (com dois terapeutas);
 
  
 As salas de massagem têm um clima especial
Rituais de beleza corporal: Ritual Detox (máscara corporal de argila, banho de ofurô e drenagem linfática); Toque de pêssego (esfoliação corporal e banho de ofurô); Ritual das águas (técnica dreno-modeladora e ultrassom terapêutico); Toque de suavidade (esfoliação e hidratação das mãos e dos pés);
 
 
 


As salas de tratamentos têm decoração e características diferentes.
Algumas delas, inclusive, com vista para a natureza
Rituais de beleza facial: Toque de seda (limpeza de pele completa); Borboleta (limpeza facial anti-acne); Brilhos das estrelas e astros (hidratação profunda); Cinderela (tratamento tensor para pele mais firme e hidratada); Gotas de orvalho (massagem drenante);
 
 

Salas para tratamentos faciais
Ritual de energização: Toque de luz (reiki); 

Banhos de ofurô: Pós sol (revitalizando com coco); Cacau (hidratante com chocolate); Banho de especiarias (relaxante e estimulante); Detox (para eliminação de toxinas); Tranquilidade (relaxante e estimulante).



Esta sala tem dois ofurôs com vista para o jardim


Com esse visual fica fácil relaxar em frente ao spa

Hospedagem
O Paradise mantém à disposição dos hóspedes 418 unidades habitacionais que acomodam até quatro pessoas cada, distribuídas por sete categorias. Os apartamentos contam com internet, telefone, ar-condicionado, secador de cabelos, TV a cabo, frigobar e cofre e alguns deles são conjugados ou adaptados para pessoas com deficiência. Confira particularidades de cada um dos modelos:
Superior: 40 m², com vista para o jardim;

Superior Premium: 40 m², próximo à recepção, ao Snack Bar, Piano Bar e restaurante principal. Oferece banheira com ducha e vista para o jardim ou para a represa;

Luxo: 40 m², conta com ducha higiênica e enxoval diferenciado. Localiza-se entre o campo de golfe e a represa;

Luxo Premium: ala recém-inaugurada, com deque exclusivo, decoração e enxoval diferenciados, TVs LCD de 32”, espelho de aumento e vista para a represa ou o jardim;

Suíte Júnior: 60 m², tem como diferencial uma antessala;

 
 
 
Na antessala, TV de tela plana e um grande espelho

 
 
  

O frigobar é moderno, com porta transparente, e inclui itens como energético, champagne e Gatorade. Ao seu lado fica o guarda-roupa, com cofre eletrônico


 
 
 O banheiro é em tons claros e decorado com flores. No caso da
Suíte Júnior, a quantidade de amenities é maior que em outras categorias e inclui kit dental, sabonetes, shampoo, condicionador, hidratante, kit costura, kit beleza, kit barba, lenço de papel,
saco higiênico e polidor de calçados
 
 
 
 


 
 O apartamento é bastante amplo, com iluminação na cabeceira das camas. Destaque para o repelente que pode ser colocado na tomada
 

E que tal um colorido prato de frutas para recepcionar os hóspedes?


Esta é a vista da varanda do apartamento 1111:
jardim, piscina e represa
Suíte Máster: 80 m², são apenas duas unidades, localizadas entre o campo de golfe e a represa. Tem cama king size, enxoval diferenciado, hidromassagem, ducha, ampla varanda, sala de estar e lavabo;Suíte Lilica Ripilica: sem dúvida é um dos quartos mais cobiçados por meninas quando o assunto é resort. O apartamento foi criado em tons de rosa e oferece frigobar personalizado, duas camas queen size, TV exclusiva com DVDs infantis, brinquedos e vista para a represa. E os pais? Esses não precisam se preocupar, pois a UH é conjugada com uma Suíte Luxo.

 

 
A suíte Lilica Ripilica é o sonho de qualquer menina. Decoração, frigobar e roupa de cama rosas, espelho em formato de coração, muitos brinquedos e filmes infantis fazem parte
deste apartamento para lá de especial
(fotos: paradiseresort.com.br)
 
Parece estranho deixar um dos primeiros ambientes vistos quando se chega em um hotel por último em uma reportagem, mas no caso do Paradise são tantos os lugares atrativos para os hóspedes que o lobby, por exemplo, deixa de ser destaque.
 


 

No mesmo local da entrada principal e da recepção
ficam algumas áreas sociais

 

É o caso do Piano Bar, bastante procurado para happy hours…

 

 

…e o Snack Bar, com iluminação natural e uma bela vista
  

No lobby fica uma loja, com muito mais produtos
que apenas os de conveniência


Esta ponte liga uma ala de apartamentos à recepção
 

 

Para os religiosos, o hotel conta com uma capela,
na qual são realizadas missas

 

Eventos
Até aqui falamos muito sobre os atrativos de lazer e entretenimento, que também são bastante válidos quando uma empresa decide por um hotel para realizar seus eventos e convenções. Para o público corporativo são destinadas mais de 20 salas de reuniões, salões com paredes moduláveis, business center e montagens especiais de acordo com as necessidades de cada cliente.

 

A maior das áreas indoor tem 2.030 m² e pé direito de 6,4 m. O Espaço Orquídea destina-se principalmente a eventos de grande porte, com grandes janelas e vista para área verde. Há também as Salas Girassóis (756 m², para até 780 pessoas), as Salas Ipês (779 m², 815), o Espaço Violeta (80 paxs) e 20 salas Tulipas e Bromélias, para reuniões menores e apoio.
 

 

Áreas externas de salões de eventos do resort
  
 

A equipe do Hôtelier News se hospedou no hotel durante um
feriado prolongado, com 100% de ocupação. Por conta
disso, a estrutura de restaurante foi montada
em uma das grandes salas de eventos

 



Salão Azaleia
(fotos: paradiseresort.com.br)

 
Salão Bromélia
(fotos: paradiseresort.com.br)

Salão Girassol

(fotos: paradiseresort.com.br)
 


Salão Orquídea
(fotos: paradiseresort.com.br)

Serviço
Paradise Golf & Lake Resort
Rod. Engenheiro Cândido do Rego Chaves, 4.500
SP39 – Km 50 – Jundiapega – Mogi das Cruzes (SP)
www.paradiseresort.com.br

 

* A equipe do Hôtelier News se hospedou no Paradise a convite do resort.