Vista do Paradisus Palma Real

(foto: paradisuspalmareal.com)
O resort Paradisus Palma Real, de Punta Cana, na República Dominicana, teve renovada sua certificação Biosphere para o ano de 2011, o que reforça a aposta do hotel em se posicionar como um empreendimento voltado para o turismo ambientalmente responsável.
 
O certificado Biosphere Hotel foi criado para o setor hoteleiro e busca fomentar o desenvolvimento turístico sustentável, não só em âmbito ambiental, mas também socioeconômico e cultural. A qualificação é emitida pelo Instituto de Turismo Responsável – certificado pela Unesco.
 
“Desde 2008 estamos certificados como Hotel Biosphere. Um reconhecimento que conquistamos sob os seguintes pilares: promoção da conservação do meio ambiente, satisfação do hóspede e sua inclusão no processo de desenvolvimento sustentável e a contribuição na qualidade de vida de nossos colaboradores”, afirmou Michel Albahari, gerente de Marketing dos hotéis Paradisus da República Dominicana.
 
Além das questões técnicas, de reaproveitamento de resíduos, economia de recursos não renováveis e coleta seletiva, o hotel foca em ações com seus hóspedes e com a comunidade local, como doações de roupa de cama para igrejas, associações, fundações ou famílias da região; doação de material escolar e roupas às crianças que estudam nas escolas do entorno; palestras sobre educação ambiental, educação sexual e outros temas de interesse a crianças da região e empregados do hotel; plantação de árvores, limpeza das praias, atividades de educação ambiental na programação semanal dos hóspedes, entre outros.
 
Outra selo conquistado foi o Hotel Azul, empregado pela operadora canadense Transat, uma das maiores daquele país. Ela premia o perfeito cumprimento das normas de saúde e segurança que garantem o bem-estar do hóspede. Mais de 200 hotéis da República Dominicana foram inspecionados e avaliados em pelo menos 160 critérios relacionados à segurança e higiene em áreas públicas, suítes, piscinas, restaurantes, bares e etc.
(Redação)