Após três quedas consecutivas , o Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio) de Belo Horizonte voltou a subir em setembro, quase atingindo os 100 pontos. O indicador passou de 92,3 para 95,5. Esse aumento representa o maior indíce para o mês desde 2014. O levantamento, realizado pela Fecomércio MG, tem como base os dados coletados mensalmente da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) analisados para a capital mineira.  

De acordo com Elisa Castro, analista de pesquisa da entidade, os números apontam para visão mais otimista, especialmente em função da melhoria gradual do desempenho do comércio durante o ano.  “Além disso, os preparativos para as festas de fim de ano estão estimulando as intenções de investimento”, destaca.

O Icaec (Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio) registrou expansão de 68,3 pontos para 75,2. No mesmo mês do ano passado, estava em 42,5. “Essa alta é sinal da retomada da economia, principalmente a recuperação de indicadores ligados ao consumo, como desaceleração da inflação, redução das taxas de juros e melhores índices de emprego, na comparação com 2016”, aponta a analista.

O Ieec (Índice de Expectativa do Empresário do Comércio), também cresceu de 127,7 para 128,1. Isso mostra boas perspectivas para os próximos meses, tanto em relação à própria loja, quanto ao setor e à economia do País. Cerca de 74% dos entrevistados acreditam em um cenário mais favorável para o comércio no futuro.

O Iiec (Índice de Investimento do Empresário do Comércio) fechou setembro em 83,2 pontos, acima dos 80,8, registrados em agosto. “As próximas datas comemorativas e a injeção do 13º salário estimulam os empresários. Para atender as demandas do período, eles precisam fazer adaptações nas lojas”, completa Elissa. No momento, pouco mais da metade das empresas (51,4%) está com estoques em nível adequado, e 43,1% pretendem ampliar o quadro de funcionários.

* Crédito da Foto: Pixabay/Stevepb