Imagem ilustrativa
(Pixabay/geralt)

A comScore Inc e a Internet Media Services (IMS) divulgaram a segunda edição do IMS Mobile in Latam, relatório conjunto sobre as tendências de consumo mobile e o uso de aplicativos em seis países da região (Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru e Chile).

O relatório foi baseado em uma pesquisa online realizada com usuários de smartphones e tablets com idade a partir de 15 anos. O objetivo foi mensurar a audiência para específicos aplicativos mobile que geram impacto na região.

Os resultados mostraram que nove em cada dez pessoas conectadas à internet na América Latina tem um smartphone, e que sites dentro do portfólio da IMS têm um potencial de alcance combinado de 76% de usuários mobile, representando a terceira maior audiência digital de publicidade na região depois do Google e do Facebook.

Outros pontos relevantes apontam que o Android é a marca líder de smartphones na região com 81% dos participantes afirmando possuir um gadget com o sistema. Isto também representa mais de 70% dos usuários de tablets; 66% dos usuários de smartphones realizaram uma compra a partir dos seus dispositivos nos últimos seis meses; Chile e Brasil são os dois países com maior número de compras realizadas por meio de tablets; e que um terço dos usuários de tablets no México, possui um iPad – o índice mais alto de todos os paises estudados.

Outros dados
– Quase três quartos dos usuários mobile na Colômbia tem o twitter instalado em seus smartphones ou tablets;

– Usuários mobile no Brasil, Colômbia e Chile passam o maior tempo conectados em seus smartphones por semana;

– 85% dos usuários na Argentina usam seus dispositivos mobile para visitar as páginas de redes sociais com frequência;

– Vídeos, mídias sociais e aplicativos de mensagem foram os mais populares entre os consumidores contando com WhatsApp, YouTube, Facebook, Facebook Messenger, Google Maps, Instagram e Twitter no topo da lista;

– Snapchat e Spotify em particular manifestam forte engajamento entre os millenials quando comparados com a maioria dos demais aplicativos estudados;

– O consumo de smartphones é mais alto entre os millenials.

"Este estudo confirma que os smartphones são o melhor dispositivo para muitos consumidores, já que vemos pessoas ao longo de toda a região utilizando o celular para todas as atividades, e o digital é onde os consumidores passam mais tempo em comparação a outras plataformas como TV, veículos impressos ou rádio, então nós esperamos que os anunciantes movam seus esforços de Marketing e recursos para esta direção", explicou  Marcos Christensen, diretor sênior da comScore para o Cone Sul da América Latina.

Serviço
comscore.com
imscorporate.com