De acordo com dados levantados pelo EyeforTravel, portal de notícias da indústria do turismo e Jumpshot, empresa especializada em pesquisas e estudos corporativos, as OTA´s (On-Line Travel Agencies) estão ganhando por uma margem notável, em número de reservas em comparação com outros canais de vendas.

Na Alemanha e Reino Unido as OTA´s representam a maior vertical, com um número maior de reservas de aéreo e hospedagem do que outras empresas dos segmentos. Nos Estados Unidos, um rastreamento detalhado das operações das empresas Booking.com, Expedia, Airbnb, Hotels.com, Delta, Southwest, United, Ryanair, Easyjet, Lufthansa, Emirates, Marriott, Hilton, IHG e Wyndham, apurou que 42% das reservas realizadas no período da medição, foram feitas por OTA´s, contra 39% em companhias aéreas e 19% em redes hoteleiras.

A pesquisa revelou que os viajantes eram mais propensos a visitar o site de uma OTA do que o da própria companhia aérea ou rede hoteleira. Por exemplo, somente 33% dos consumidores alemães que compraram um voo por meio de uma OTA, visitaram o site da própria companhia, enquanto somente 13% pesquisaram em outras concorrentes antes de tomar a decisão de compra.

O tráfego de viajantes no meio virtual está cada vez mais assertivo no meio móvel, onde as OTA´s estão definitivamente um passo à frente dos canais diretos. Nos cinco países estudados – Brasil, Alemanha, Índia, Reino Unido e Estados Unidos – houve aumentos na taxa de conversão tanto para o aéreo quanto para a hospedagem.

"A otimização móvel será crucial para a sobrevivência de todas as marcas da indústria de viagens. Em primeiro lugar, estamos vivendo a ascensão do mobile, que está se consolidando como o principal meio de pesquisa, e isso aumenta na medida que os consumidores mais jovens e "heavy users" dessa tecnologia passam de simples jovens conectados a consumidores de viagens. Em segundo lugar, os motores de busca estão se tornando cada vez mais móveis, acompanhando o ritmo que já chega a nove entre dez consumidores, que visitam diferentes motores de busca, chegando a visitar até 15 sites diferentes antes do fechamento da compra, isso também de acordo com este estudo", explicou Alex Hadwick, chefe de pesquisa da EyeforTravel.

A EyeforTravel e o Jumpshot acompanharam mais de 200 mil compradores pelos cinco países estudados por meio de dados como o fluxo de cliques e outras pesquisas de consumo a fim de construir um "mapa do caminho de compra". O documento detalha onde e por que as pessoas tomam suas decisões antes da reserva e o que as marcas devem fazer para manterem-se competitivas dentro do mercado. Para ter acesso a pesquisa na íntegra, basta clicar aqui.

Serviço
eyefortravel.com

* Crédito da imagem: Pixabay/geralt