001 APS Pestana South BeachLocalizado em rua tranquila e bem próximo às principais atrações da região, o Pestana South Beach Art Deco é o primeiro hotel da rede portuguesa nos EUA 

(fotos: Peter Kutuchian)

As estatísticas mostram que cerca de 1,8 milhão de brasileiros saíram do País para serem turistas pelo mundo em 2012. 75% desse índice, ou seja, quase 1,4 milhão, visitou a Flórida, nos Estados Unidos. Somos, portanto, o maior público internacional a entrar no Estado onde localizam-se as cidades de Miami e Orlando, as preferidas dos brasileiros.

Visando esse público, além dos próprios portugueses, a rede Pestana inaugurou oficialmente no mês passado, o Pestana South Beach Art Deco Hotel, situado na James Avenue, em uma das localizações mais privilegiadas da cidade. O meio de hospedagem, de 99 quartos, está a duas quadras da Lincoln Road, a uma quadra do Centro de Convenções, a duas quadras da praia e a poucos minutos da Ocean Drive. Ou seja, você pode acordar, ir à praia, voltar ao hotel e depois ir almoçar para depois fazer as compras, e ainda curtir a piscina do hotel antes de aproveitar a noite.

Por Peter Kutuchian*

O novo Pestana está instalado em quatro edifícios estilo Art Déco, construídos nos anos 1940 – em um deles ficava o Hotel Miljean, descontinuado na década de 1980. A placa antiga continua lá, pois o Conselho Histórico de South Beach tombou o local. E, falando em Art Déco, a região de South Beach conta com uma das maiores concentrações do mundo com edifícios dessa linha arquitetônica. É quase uma viagem no tempo.

O Pestana South Beach é classificado pela própria rede como um hotel-butique, são várias configurações de apartamentos e de tamanhos diferentes. A decoração com móveis brancos e os tons de cores vivas nas paredes criam ambientes alegres e "fáceis de estar", a mesma impressão nas áreas públicas, especialmente o lobby e a varanda frontal do hotel. Bem sacada também a ideia em ter um restaurante [Mermaid] porém sem muito mise en place, ou seja, um cardápio simples, com bom café da manhã e um convite do tipo "vá e curta a cidade, experimente as dezenas de restaurantes da região, divirta-se!". Mesmo assim, se der uma fominha fora de hora, o room service tem algumas opções 24 horas.

O Pestana em South Beach é um hotel pequeno e com poucas opções de lazer [piscina e lounge]. "É feito para as pessoas aproveitarem a cidade, estarem na praia, às compras, andando de bicicleta pela orla ou sentados em um dos terraços dos vários restaurantes da Ocean Drive", diz João Araújo, gerente da unidade. "Além disso, há ainda outro grande atrativo para os turistas que é o turismo de compras como os outlets e outros centros comerciais", completa.

Nos apartamentos, cama tamanho king size, TV à cabo, estação para iPod ou iPhone, frigobar, mesa de trabalho, acesso à internet, cofre e sofá-cama. Procure hospedar-se no último pavimento pois assim não ficará sujeito a hóspedes que andam batendo o pé no chão em horários inoportunos. Nossa reportagem ficou em uma habitação ampla e confortável, de canto e no pavimento térreo. E o serviço do Pestana South Beach? Simpático e no idioma português!

SoBe
A ilha South Beach, também conhecida como SoBe, é um bairro de Miami Beach e foi a primeira região a ser desenvolvida, nos idos de 1910. O último censo (2010) registrou cerca de 40 mil habitantes no bairro. A história conta que em 1870 os irmãos Lum compraram uma área de 67 hectares, cerca de 670 mil m², para o cultivo de cocos. Em 1920, o primeiro boom imobiliário teve início, e em 1930 a revolução Art Déco começou. Nos 1970 e 1980, o destino ficou conhecido como o lar dos aposentados. Na mesma época, a cultura do narcotráfico foi implantada, elevando os índices da criminalidade e afastando o turismo.

Atualmente, South Beach é o centro de entretenimento de Miami. Centenas de bares, restaurantes, lojas e hotéis atraem turistas de todo o mundo, principalmente aqueles do hemisfério norte, onde no inverno é possível desfrutar das águas verde-esmeralda de suas praias. Diferente das outras grandes cidades norte-americanas, Miami tem uma forte influência da cultura latino-americana, deixando o destino mais caloroso e descontraído.

Serviço
pestana.com

* O publisher do Hôtelier News viajou para os Estados Unidos à convite da Pestana Hotels & Resorts