Phelipe Farah (foto: arquivo HN)
Phelipe Farah
(foto: arquivo HN)

“Business Intelligence” pode ser definido de várias maneiras, mas em sua essência, é um conjunto de processos, técnicas, metodologias e tecnologias que transformam dados em informação e informação em ação visando aumentar o valor agregado de qualquer negócio.

Considerando que BI é um processo ou uma série deles, a complexidade de diferentes negócios pode fazer de sua aplicação algo bastante robusto, porém, mesmo grandes empresas de diversos segmentos podem utilizar formas simples de obter dados e gerar inferências que podem auxilia-los a compreender seu ambiente de negócios criando estratégias e tácticas para melhorar, manter sua posição, retardar a ação de seus concorrentes, contra-atacar ou não fazer nada.

A afirmação acima considera que BI, em sua forma ampla, leva em consideração também a CI ou Competitive Intelligence. Isso significa que não vamos olhar somente para dentro da organização, mas também para o ambiente em que ela está  inserida e, com essa combinação, como é possível aumentar o resultado e o valor agregado, como melhorar a proposta de valor para seu cliente e tornar-se mais competitivo de maneira sustentável, ou seja, ao longo do tempo.

Uma vez que BI é tudo isso, vamos quebrar em partes a frase acima para ver como podemos obter resultados através disso tudo.

Nesta série de artigos, que começamos hoje, vamos tratar algumas possibilidades de aplicação de BI para hotéis de cadeia, independentes e redes através da visão de micro e de macromercado que pode auxiliar a gerar resultados melhores ou tornar a empresa mais competitiva em suas praças e nichos de mercado.

A ideia não é tratar o tema conceitualmente, mas apresentar possibilidades práticas e ferramentas que, mesmo que já estejam sendo aplicadas, podem ser potencializadas se utilizadas de diferentes formas ou integradas a outras práticas que já tenham para levar a inferências mais complexas e ainda mais produtivas para seus negócios.

*Atuando no mercado de hotelaria há mais de dez anos, Phelipe Farah, graduado pelo Senac e pós-graduado em Administração pelo Insper, já atuou em todos os setores comerciais. Algumas de suas passagens foram na área de marketing na Meliá, vendas e revenue management na Hilton e na direção comercial do Hotel Unique São Paulo. Atualmente Phelipe lidera os esforços da BF&A Consultoria em projetos ligados a área de vendas para o setor de serviços.

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