(foto: arquivo HN/Juliana Bellegard)

Alunos do curso de Turismo da Universidade Guarulhos entregaram nessa semana o projeto do Plano Diretor de Turismo da cidade de Nazaré Paulista, interior de São Paulo à prefeitura do município. 

O documento foi elaborado pelos discentes do 3º e 4º semestres, com coordenação dos professores Claudia Parra e Jorge Chamma. No primeiro estágio, alunos realizaram pesquisa de gabinete; na segunda etapa conduziram pesquisas de campo e, por último, o prognóstico.

O planejamento levou em consideração os próximos três anos. Posteriormente, deve ser revisado e revitalizado, tendo sempre como agentes envolvidos o primeiro setor, (Poder Público), a iniciativa privada, a comunidade diretamente atingida, as instituições de ensino e o terceiro setor. 

"A cidade possui uma beleza única, boas condições das principais vias de acesso, ótima sinalização, principalmente turística. É uma excelente oportunidade para os alunos terem experiência no planejamento turístico, fazendo disso um grande laboratório", apontou a professora Claudia Parra.

O Plano foi recebido por Joaquim da Cruz Junior, prefeito de Nazaré Paulista e por Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo. O próximo passo será o encaminhamento do projeto para a Câmara Municipal para discussão dos vereadores. A expectativa é que o documento se transforme em lei.

No próximo ano, alunos do curso de Turismo realizarão o Plano Diretor da cidade de Bom Jesus dos Perdões, em São Paulo.

Serviço
www.ung.br