Lançada em março, quando o Airbnb deu mais um passo na direção de tornar-se uma plataforma mais abrangente dentro da realização de uma viagem, a ferramenta Trips começou a funcionar em seu primeiro destino brasileiro, o Rio de Janeiro. Dessa maneira, a Cidade Maravilhosa passa a fazer parte de uma lista de destinos internacionais que oferecem a possibilidade de reserva de experiências locais, danso a possibilidade de conectar viajantes com locais e atividades características de quem vive na cidade. 

Com a novidade, o Airbnb entra num outro filão de mercado já que passa a oferecer programações personalizadas para as viagens com opções que variam de acordo com os costumes locais. Seguindo o raciocínio da companhia, para os visitantes, Trips é uma maneira de vivenciar o destino por meio de pessoas e atividades únicas. E para as cidades, é uma maneira de diversificar a atividade turística, levar os viajantes além das áreas mais movimentadas tradicionais e proporcionar aos moradores locais a oportunidade de participar e se beneficiar de forma mais ativa do turismo, gerando renda extra a partir de seus hobbies e interesses.

Dentro da plataforma Trips, as experiências do Rio de Janeiro trazem algumas atividades que podem ser consideradas típicas do lifestyle do Carioca, como surfe, futevôlei e samba. Mas há também as opções menos conhecidas como oficina de grafitti, ensaio de de passinhos para um Baile Charme e algumas outras alternativas.

São 35 Experiências para reserva na plataforma e a expectativa dos empresários é que a lista cresça já para as próximas semanas. Depois de Havana, em Cuba, o Rio é a segunda cidade na América Latina e a primeira do Brasil a oferecer o serviço a locais e visitantes.  

O Airbnb esclarece ainda que continuará recebendo regularmente anfitriões interessados em incluir Experiências que se enquadrem nos padrões de qualidade da plataforma.

"O lançamento da plataforma Trips no Rio trará a viajantes e cariocas uma grande variedade de experiências e atividades para que eles possam aproveitar a cidade de uma maneira única. Nós tivemos a oportunidade de participar de atividades que evidenciam a diversidade e a riqueza cultural da capital fluminense e estamos ansiosos para mostrá-las a viajantes brasileiros e internacionais um lado diferente da Cidade Maravilhosa", explica Stanley Fourteau, responsável pela implementação da plataforma do Airbnb Trips na América Latina.

Airbnb Trips
Lançada em em novembro de 2016, o Airbnb Trips tem atualmente mais de 1,4 mil experiências disponíveis em mais de 25 mercados, com reservas feitas por usuários provenientes de mais de 70 países diferentes, que classificaram 85% dos anfitriões com cinco estrelas – a melhor avaliação existente na plataforma.

* Crédito da foto na capa: Pixabay/Assy