Plínio Passini é diretor de marketing e vendas do Staybridge Suítes, em São Paulo. Tem 19 anos de hotelaria, sempre atuando na mesma área. Ele não se restringe às funções do cargo – inclusive, aumenta a lista de coisas para fazer. Um exemplo? Bem, todos os dias toma café da manhã no hotel e não deixa de averiguar a parte de Alimentos & Bebidas do restaurante Divino Fogão. “O serviço é tercerizado, preciso saber se está tudo dentro de nosso padrão de qualidade”, afirma. Know how ele tem: quando fez intercâmbio, foi cozinheiro em Londres durante dois anos.


Plínio Passini
(fotos: Karina Miotto)

Por Karina Miotto

Ele chega no hotel por volta de 8h30 da manhã. Toma café, cumprimenta as pessoas – “para mim, todos são iguais e importantes, não deixo de dizer oi para ninguém” -, dá uma passadinha na área de eventos para averiguar se está tudo bem com os clientes, se estão precisando de alguma coisa. Dadas as inspeções iniciais, ruma à sala em que trabalha.


Todos os dias, ele toma café no hotel…


…e dá uma passadinha na área de eventos

Dentro do pequeno espaço, decorado com livros, pilhas de papéis, souvenirs, quadros e mural cheio de lembretes, ele tem guardado com especial carinho as fotos do filho Pietro, de cinco meses – o bebê está, inclusive, estampado no baleiro de Passini, que também não fica sem doces – durante a entrevista, comemos chocolates da Kopenhagen, cuidadosamente guardados dentro de um de seus armários.

“Elogio sempre as pessoas, suas conquistas, apontando para novos desafios. É importante sempre ter obstáculos para serem superados”

 
No destaque, o livro Viabilizando talentos e caixinha de balas com fotos do bebê


Souvenirs para decorar a sala

“Assino a Exame e compro a Você S.A. Precisamos estar bem informados. Exijo o máximo de minha equipe. Fazer o que todo
mundo faz, não serve. Temos que fazer melhor”

A planilha sobre a mesa, que dispõe de metas a serem cumpridas pela equipe de vendas que coordena, é um lembrete de uma das obrigações a cumprir. Sim, porque ele administra várias. Além do que já falamos aqui, Passini desenvolve anúncios promocionais e institucionais, alinha informações com a nova identidade visual da marca, faz o plano de mídia para anúncios do hotel, visita clientes em potencial, participa toda semana de uma reunião com toda a gerência, acompanha o comportamento de seu público consumidor, desenvolve material promocional de propaganda e faz viagens nacionais e internacionais. Tudo para que, como ele mesmo diz, “sejam cumpridas as metas comerciais estabelecidas”.

“Quero que as pessoas cheguem aqui de corpo e alma. Não tem aquilo de entrar na sala, pendurar a alma na parede e só trabalhar com o esqueleto”


Programação para 2007

“O Staybridge me deu muita experiência. Ao longo de dois anos de trabalho aqui, pude consolidar com êxito diversos projetos. É aprendizado constante”

Com tanta coisa para fazer, você deve estar se perguntando quantas horas por dia ele permanece no hotel. Bem, Plínio tenta fazer tudo o que precisa dentro do horário normal de trabalho. “Procuro ter equilíbrio cumprindo os horários, para poder dar atenção à minha família. Acho importante manter esta disciplina em nome da minha qualidade de vida”, responde sem titubear.

 

Falando nisso, nosso entrevistado dá novamente uma olhada no retrato do bebê sobre sua mesa, não resiste, abre as fotos em seu computador e começa a repassá-las, uma a uma, para a reportagem de Hôtelier News. “Ele come de tudo, tudo põe na boca! Pietrinho… ele está uma graça!”, derrete-se. Ao fechar o arquivo, diz: “Agora você entende, né?”, referindo-se novamente à importância de poder ficar perto da família. 

Fora do horário de trabalho, ele nada duas vezes por semana e assume o traje que mais agrada: “Bermuda e camisa branca”. Dentro da simplicidade e da correria do dia a dia, Passini dá conta do recado.

Serviço
www.staybridge.com.br